Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: POLYANA BEZERRA DA COSTA

2020-06-16 15:02:50.24

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANA BEZERRA DA COSTA
DATA: 24/06/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO: METODOLOGIA COMPUTACIONAL PARA AUXÍLIO NO DIAGNÓSTICO DA PARALISIA DO SEXTO NERVO ÓPTICO ATRAVÉS DE VÍDEOS DIGITAIS
PALAVRAS-CHAVES: Paralisia do Sexto Nervo Óptico, Redes Neurais Convolucionais, Processamento de Imagens, Vídeos Digitais.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: O sexto nervo óptico, também conhecido como nervo abducente, está diretamente ligado à contração do músculo reto lateral. A paralisia deste nervo impede que alguns dos músculos que controlam o movimento dos olhos funcionem adequadamente, causando dor de cabeça, enxaqueca, visão turva, vertigem e visão dupla. É importante que esta paralisia seja diagnosticada nos estágios iniciais, para que seja tratada sem deixar sequelas. Uma vez que os métodos usuais para diagnóstico desta paralisia são invasivos ou dependentes de equipamentos caros, um método não invasivo e de baixo custo pode ser útil para apoiar ou guiar o diagnóstico do oftalmologista. Neste contexto, este trabalho apresenta uma metodologia computacional para auxiliar o diagnóstico da paralisia do sexto nervo óptico utilizando vídeos, a fim de assistir oftalmologistas no processo de análise, servindo como uma opinião complementar. O método proposto usa redes neurais convolucionais e técnicas de processamento de imagens para registrar a trajetória de movimentação dos olhos durante o vídeo. A partir desse registro, calcula-se a velocidade de movimentação de cada olho, comparando-as para determinar se o olho é saudável ou parético, visto que olhos com paralisia se movem mais devagar que olhos saudáveis. Os resultados obtidos com o método proposto mostram que olhos com paralisia movem-se no mínimo cerca de 19,12% mais devagar que olhos saudáveis, e seguindo esse limiar, como um todo, o método atingiu 84,37% de acurácia no diagnóstico da paralisia do sexto nervo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2582240 - GERALDO BRAZ JUNIOR
Presidente - 2663672 - JOAO DALLYSON SOUSA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2570998 - JORGE ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA
Externo à Instituição - LEANDRO AUGUSTO FRATA FERNANDES - UFF

End of content