Go to accessibility

DISCENTE: MÁRCIO CRISTIANO VASCONCELOS DE CAMPOS
DATA: 04/11/2020
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO: A influência do Perfil de Jogador do Aluno no Desempenho de Ferramentas Gamificadas no Processo Ensino-Aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação. Perfil de Jogador. Processo Ensino-Aprendizagem..
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Atualmente, o grande desafio dos educadores é ao mesmo tempo, usar as novas tecnologias educacionais e fazer com que os alunos estejam interessados no conteúdo que está sendo exposto. A Gamificação é utilizada com frequência como ferramenta para o docente transmitir o conteúdo pedagógico necessário de forma motivadora, engajante e criativa. Porém, a gamificação deve ser aplicada com critérios para que tenha os efeitos desejados e considerando as diferenças entre os alunos. Este trabalho tem como objetivo a análise da influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas através da implementação de uma ferramenta de gamificação que se adequa ao perfil de jogador no processo ensino-aprendizagem de disciplinas de graduação na área da Computação. A aplicação da ferramenta foi realizada em três turmas do Instituto Federal do Maranhão, no curso de Sistemas de Informação, nas disciplinas de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores I e Redes de Computadores II. Os resultados mostraram que houve influência positiva do perfil de jogador do aluno em torno de 60% na análise de desempenho da ferramenta, no que se refere às mecânicas disponibilizadas, aumentando assim a motivação e engajamento no processo ensino-aprendizagem.
Interno - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Externo à Instituição - FERNANDO ANTONIO MOTA TRINTA - UFC