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Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZYELLA DA PAZ SANTOS GIANNINI

2015-09-23 10:49:26.487

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRAZYELLA DA PAZ SANTOS GIANNINI
DATA: 30/09/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Centro Pedagógico Paulo Freire.
TÍTULO: Acolhimento na estratégia saúde da família: concepção e vivência dos profissionais do município de Caxias (MA).
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: acolhimento, estratégia saúde da família, usuários, profissionais.
PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O acolhimento na Política Nacional de Humanização (PNH) é definido como um processo que faz parte das práticas produtivas e promocionais da saúde, que inclui responsabilização do trabalhador/equipe pelo usuário do sistema, comprometendo-se com ele a partir da sua chegada até a sua saída, a partir de uma escuta qualificada, ouvindo suas queixas, preocupações e angústias, possibilitando fazer uma análise da demanda, colocando limites necessários, com o objetivo de oferecer atenção integral e resolutiva, garantindo a continuidade da assistência pelo acionamento de redes internas e externas ao serviço, de acordo com a necessidade do usuário. Sendo assim, quando o serviço centraliza suas práticas no usuário, torna-se indispensável o desenvolvimento de habilidades de acolhimento, responsabilização, resolução e autonomia. Pensando nisso, o processo de trabalho deve incorporar mais tecnologias leves, com capacidades de relacionamento, assim como o acolhimento e vínculo. Assim, o acolhimento deve ser entendido como um instrumento que atende às exigências de acesso, gera vínculo dos usuários com os profissionais e com a equipe, procura modificar o processo de trabalho, impulsiona o cuidado integral e transforma a clínica. Sendo, então, necessária a qualificação dos trabalhadores para escutar, receber, orientar, atender, conversar, decidir, ajudar, negociar. Experiências descritas demonstram que várias demandas não atendidas e queixas originárias dos usuários dos serviços poderiam ter sido evitadas, ou ao menos minimizadas, se eles tivessem sido ouvidos, compreendidos, acolhidos, considerados e respeitados. Sendo assim, o presente estudo objetiva caracterizar os profissionais que trabalham na ESF quanto ao perfil social, demográfico e econômico; investigar a concepção dos profissionais que trabalham na ESF sobre acolhimento; e analisar as práticas de acolhimento a partir da vivência dos profissionais da estratégia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa descritiva a ser realizado com profissionais da ESF. Os dados serão coletados através da entrevista individual semiestruturada, sendo que a amostra será obtida a partir do sorteio de cinco equipes da estratégia, chegando-se ao valor final de entrevistados pelo método de saturação dos dados. O estudo será realizado no período de junho de 2015 a abril de 2016, sendo que a coleta de dados está estimada para novembro de 2015 a janeiro de 2016. A análise dos dados será realizada através da análise de conteúdos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1032169 - LENA MARIA BARROS FONSECA
Interno - 1466874 - ISAURA LETICIA TAVARES PALMEIRA ROLIM
Externo ao Programa - 407167 - LUZINEA DE MARIA PASTOR SANTOS FRIAS

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