Go to accessibility

DISCENTE: ELENICE JARDIM LOPES
DATA: 23/09/2016
LOCAL: Centro Pedagógico Paulo Freire - UFMA
TÍTULO: Análise espacial das Unidades Básicas de Saúde: identificando barreiras no acesso.
PALAVRAS-CHAVES: Unidades Básicas de saúde. Acesso. Análise espacial.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: . A Unidade Básica de Saúde (UBS) é um dos locais de atuação das equipes de saúde na Atenção Básica (AB), portanto, precisa estar localizada e organizada de maneira a facilitar o acesso à população. O programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi implantado no Brasil em 2011 objetivando promover melhorias nestes serviços. Vários estudos apontam barreiras de acesso à AB, porém há escassez de estudos que utilizam análise espacial. Objetivo. Identificar barreiras de acesso às UBS do município de São Luís. Metodologia. Realizou-se um estudo transversal, com dados secundários e abordagem espacial no município de São Luís, Maranhão. As variáveis foram divididas em 3 dimensões: do serviço de saúde, demográfica e geográfica. Dados sobre os serviços de saúde foram coletados do instrumento de coleta de dados referente ao Módulo I da avaliação externa do PMAQ-AB e censo das UBS do Brasil no ano de 2012. Os dados relativos às barreiras demográficas e geográficas foram obtidos do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano 2010, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Geográficos (IMESC) do ano 2013 e do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID) do ano de 2013. Para análise descritiva foi utilizado o programa Stata 11.0 e para a análise espacial foram construídos mapas usando o sistema ArcGis (versão 11.0). Resultados. As principais barreiras de acesso às UBS foram: não funcionamento das UBS à noite (98%) e nos finais de semana (76%), ausência de acolhimento (88%) e de vacinação (34%), de equipe mínima (14%), ausência de ambientes como expurgo (82%), sala de acolhimento (72%) e sanitário adaptado para pessoas com deficiência (84%) e inexistência de testes rápidos: sífilis (94%), gravidez (82%) e HIV (94%). Na análise espacial foram identificadas má distribuição geográfica devido a distante localização de UBS em locais com elevada demanda, proximidade de outras UBS e distante localização de avenidas principais. Conclusão. Existem barreiras de acesso às UBS do município de São Luís relacionadas à oferta dos serviços de saúde, à demanda e distribuição geográfica.
Interno - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ
Externo à Instituição - NÚBIA CRISTINA DA SILVA - MS