Go to accessibility

DISCENTE: CIRLANDIO COUTINHO DE LIMA
DATA: 26/11/2018
LOCAL: Centro Pedagógico Paulo Freire
TÍTULO: ANÁLISE CRÍTICA DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS DE TELECONSULTORIAS REALIZADAS POR UM NÚCLEO DE TELESSAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Telemedicina, Educação Continuada, Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O Telessaúde Brasil Redes visa potencializar a qualificação da Atenção Básica ao estimular o uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para atividades de apoio matricial e educação à distância relacionadas à saúde. Tem como perspectiva a melhoria da qualidade do atendimento, a ampliação do escopo de ações ofertadas pelas equipes e o aumento da capacidade clínica e resolutiva, a partir do desenvolvimento de ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente para as equipes de Atenção Básica. O Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão é o responsável pela promoção de atividades de Telessaúde no estado do Maranhão onde desenvolve as atividades de teleconsultorias. Por meio da teleconsultorias é possível esclarecer dúvidas sobre ações de saúde, processo de trabalho, diagnósticos e tratamentos, cujas respostas devem ser elaboradas de acordo com evidências científicas e orientadas pelo protocolo de resposta do Telessaúde. O estudo tem como objetivo geral analisar a qualidade das respostas de teleconsultorias realizadas pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, e específicos: examinar as avaliações realizadas pela auditoria interna sobre as respostas elaboradas pelos teleconsultores; investigar a evitação de encaminhamento, a resolutividade e o grau de satisfação do profissional de saúde com as respostas recebidas; comparar a avaliação do auditor com a do profissional solicitante da teleconsultoria. Trata-se de um estudo descritivo e analítico com abordagem quantitativa, com informações referentes ao período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018 disponíveis na plataforma Telessaúde, integrada ao Sistema de Monitoramento e Gerenciamento de Teleconsultorias – SMGT, desenvolvido pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Será utilizado o teste de Shapiro-Wilk para testar a normalidade das variáveis quantitativas. As diferenças entre as medianas das variáveis quantitativas que não apresentar distribuição normal serão calculadas por meio o teste de Kruskal-Wallis. As diferenças entre as médias das variáveis quantitativas que apresentarem distribuição normal serão calculadas por meio do teste de Student. Para avaliar as diferenças entre as proporções das variáveis categóricas será utilizado o teste do Qui-quadrado ou o teste exato de Fisher quando o primeiro não for possível de ser realizado. Em todas as análises será considerado com nível de significância de 5%.
Externo ao Programa - 1159347 - BRUNO LUCIANO CARNEIRO ALVES DE OLIVEIRA
Co-orientador - 407678 - HUMBERTO OLIVEIRA SERRA