Go to accessibility

DATA: 26/11/2018
LOCAL: Centro Pedagógico Paulo Freire
TÍTULO: PREVENÇÃO À DOENÇA RENAL CRÔNICA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PALAVRAS-CHAVES: Doença Renal Crônica, Prevenção, Estratégia de Saúde da Família
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A Doença Renal Crônica (DRC) é compreendida como uma síndrome clínica caracteriza-se pela redução lenta, gradual e significativa da função renal, e de modo preocupante, tem impactado a saúde pública mundial. Este estudo tem como objetivo geral analisar as ações de prevenção à DRC realizadas na prática assistencial da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Presidente Juscelino – MA. A pesquisa será do tipo descritiva com abordagem qualitativa. A população do estudo será composta pelos profissionais de duas equipes de Saúde da Família, sediadas na UBS Lidimar Baima Alves, a qual foi selecionada convencionalmente pela sua localização central, favorecendo a exequibilidade da pesquisa. A coleta de dados ocorrerá por meio da observação participante, durante encontros com as equipes de saúde e de entrevistas semiestruturadas que acontecerão no próprio local de trabalho, precedidas de agendamento, conforme disponibilidade dos profissionais, cujas falas serão gravadas e transcritas na íntegra. Para tal, será elaborado um roteiro que abordará a caracterização sociodemográfica e profissional dos participantes e questões sobre prevenção da DRC. Os dados obtidos serão submetidos à Análise de Conteúdo Temática. O projeto de pesquisa será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) e após aprovação os profissionais serão convidados a participar, mediante assinatura de duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A pesquisa acontecerá obedecendo aos princípios éticos dispostos na Resolução n°510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Acredita-se que os resultados desta análise poderão ser utilizados pela gestão municipal de saúde para subsidiar intervenções que favoreçam a qualificação profissional e reflitam em melhorias na atenção aos pacientes que compõem o grupo de risco para DRC.
Interno - 3089365 - ANA HELIA DE LIMA SARDINHA
Co-orientador - 7407155 - ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS