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Banca de DEFESA: ELLEN ROSE SOUSA SANTOS

2019-10-15 11:04:39.911

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEN ROSE SOUSA SANTOS
DATA: 18/10/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 203 Norte do Centro Pedagógico Paulo Freire
TÍTULO: USO DE TELECONSULTORIAS POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: experiência de um município maranhense.
PALAVRAS-CHAVES: Consulta Remota; Atenção Primária à Saúde; Telemedicina
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A evolução tecnológica e as mudanças dos modelos assistenciais pelas políticas públicas de saúde, tornou necessário a capacitação e atualização dos profissionais, com vistas a uma assistência qualificada. O Telessaúde é uma das ferramentas que fomenta o aperfeiçoamento das práticas a partir da Educação Permanente em Saúde (EPS), permitindo qualificação eficiente e de baixo custo, mesmo nos locais mais remotos. O objetivo do estudo é descrever as características do uso das Teleconsultorias por profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, onde foi analisado o uso das teleconsultorias pelos profissionais cadastrados no Programa Telessaúde e que atuam no município de Caxias/MA. A coleta de dados ocorreu em junho de 2018 através de questionários. Dos 233 participantes, a maioria (49,8%) possui mais de 5 anos de formado; 85,4% tem mais de 5 anos de atuação na APS; 87,1% tem mais de 5 anos de trabalho no município; e 59,7% deles atuam como agente comunitário de saúde. Sobre o uso das Teleconsultorias, 72,1% usam ou já usaram e 65,3% não utiliza fora do local de trabalho. Sobre a estrutura organizacional e tecnológica do Núcleo de Telessaúde (NTS) e do município para atender às necessidades dos usuários, apontou-se que 42,1% não recebeu treinamento para o uso e 51,1% não teve acesso a esclarecimentos quando precisou. Para 88,7% o tempo para recebimento de respostas foi considerado adequado, 91,1% teve sua dúvida esclarecida e o tempo de preparo da solicitação não limitou o uso para 47% dos entrevistados. Apontou-se que o município disponibilizou computadores (57,9%), Internet satisfatória (60,1%) e local adequado (70%) para o uso. Identificou-se que 43,3% não recebeu orientações do município para o uso, 69,1% considerou o uso simples e 76,8% confia na confidencialidade das informações clínicas no uso das Teleconsultorias. Quanto aos benefícios do uso, 95,2% reconheceu benefícios aos pacientes, 95,8% para utilidade na prática diária e 50% para redução de encaminhamentos. 95,7% as considerou útil como ferramenta educacional e para resolver problemas da prática diária (65,7%), indicando contribuições para a EPS. 63,1% demonstrou-se satisfeito com o serviço, 95,8% acredita no conhecimento dos teleconsultores, 82,7% recomendaria a amigos e 86,9% voltaria a usar em caso de necessidade. Conclui-se que o município possuía boa estrutura e que os profissionais reconhecem a importância estratégica do serviço. Recomenda-se maior organização tanto do NTS quanto do município para o fomento de esclarecimentos, apoio e incentivo do município de forma permanente, promovendo maior apoio aos profissionais que desejem utilizar o serviço.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAYANA DOURADO DE OLIVEIRA COSTA - ETSMA
Interno - 1466874 - ISAURA LETICIA TAVARES PALMEIRA ROLIM
Presidente - 271.325.363-20 - LIBERATA CAMPOS COIMBRA - UFMA

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