Go to accessibility

DISCENTE: ANA CLEIDE VIEIRA
DATA: 19/05/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Prevalência e fatores associados à menarca precoce em adolescentes da coorte RPS em São Luís do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Menarca; Adolescente; Puberdade
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A menarca é o nome dado ao primeiro ciclo menstrual e ocorre entre 12 e 13 anos de idade, e de dois a três anos após o início da puberdade. A idade de sua ocorrência é influenciada por aspectos genéticos, ambientais, sociais, e de composição corporal. A menarca é denominada precoce quando esse primeiro ciclo menstrual ocorre em idade inferior a 12 anos. Esse fenômeno está associado, à maior adiposidade corporal, e, consequentemente, elevaria o risco de doenças crônicas, tais como, câncer de mama e útero, diabetes e doenças cardiovasculares. O objetivo do presente estudo é analisar a prevalência e fatores associados à menarca precoce de adolescentes no terceiro seguimento da coorte de 1997/98 de São Luís ocorrido em 2016. Trata-se de um estudo transversal, aninhado a um estudo de coorte. A amostra incluiu adolescentes de 18 a 19 anos do sexo feminino, com relato válido de idade da menarca e com os exames de composição corporal e medidas antropométricas, totalizando 1.294 adolescentes. A menarca foi considerada variável desfecho. As variáveis de exposição utilizadas foram: características socioeconômicas das adolescentes e de seus pais; gravidez e filhos; hábitos de vida e composição corporal. Os fatores associados ao desfecho menarca precoce foram obtidos por meio de regressão de Poisson com variância robusta e abordagem hierarquizada. As variáveis foram posicionadas em três blocos distintos: características sociodemográficas (distal), hábitos de vida (intermediário) e composição corporal (proximal). Em cada bloco, as variáveis presentes foram ajustadas entre si e permaneciam para o bloco seguinte aquelas que apresentassem valor de p ≤ 0,10. Foram considerados fatores associados à menarca precoce, as variáveis que apresentaram valor de p ≤ 0,05. Os resultados da regressão foram expressos em razões de prevalência (RP) e seus respectivos intervalos de confiança de 95%. A prevalência da menarca precoce foi 32,3%. As adolescentes que menstruaram antes dos 12 anos, referiram cor de pele parda/mulata/morena/cabocla majoritáriamente (62,3%). O percentual de 68,4% estudava e 87,0% não trabalhava. O maior percentual era de classe socioeconômica B e C (46,1% e 45,2%). A maior parte possuía elevado percentual de gordura corporal (72,0%). No modelo final de regressão de Poisson, a categoria preta/negra da variável cor de pele e a categoria sobrepeso apresentaram p ≤ 0,05. Conclusão: As adolescentes com sobrepeso e de cor de pele branca tiveram maior probabilidade de menarca precoce.
Presidente - 1096903 - MARIA TERESA SEABRA SOARES DE BRITTO E ALVES
Interno - 1823558 - DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS