Go to accessibility

DISCENTE: MAIARA AMORIM MUNIZ
DATA: 25/09/2020
LOCAL: Plataforma on-line
TÍTULO: Atuação do psicólogo escolar do Instituto Federal do Maranhão para a inclusão de estudantes com deficiência
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar Crítica. Educação Profissional. Inclusão.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Estudos recentes sobre a atuação do psicólogo dos Institutos Federais no país despontam para caminhos promissores e afins com a Psicologia Escolar contemporânea, a partir de uma perspectiva de atuação coletiva, institucional e preventiva. Paralelamente, a entrada de estudantes com deficiência na educação profissional cresceu expressivamente no país, em consonância com os avanços das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Nessa direção, essa pesquisa analisará a atuação de psicólogos escolares do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) voltada para a inclusão de estudantes com deficiência. Especificamente, objetiva-se compreender características do trabalho desenvolvido por esses profissionais no acompanhamento ao processo de ensino e aprendizagem deste público; conhecer as bases teórico-metodológicas que fundamentam as intervenções dos psicólogos; investigar as concepções que possuem sobre acessibilidade, ensino, aprendizagem, desenvolvimento e inclusão; e construir uma proposta em Psicologia Escolar voltada para o processo de inclusão nesse contexto. Os alicerces teórico-metodológicos para o desenvolvimento deste estudo serão a literatura em Psicologia Escolar crítica e a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, os quais compreendem que as relações estabelecidas pelos homens entre si e com a natureza propulsionam o desenvolvimento, em dado contexto histórico e cultural. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e multimetodológica, fundamentada por uma abordagem que é construtiva e interpretativa e que considera a relação entre pesquisador e objeto de análise como dinâmica e processual. Participarão dessa pesquisa 24 psicólogos do IFMA. As etapas do estudo, que são interdependentes entre si, envolvem análise documental; aplicação de questionário online e debates em fórum virtual. Para a análise das informações, será utilizada a epistemologia de Vygotsky que trata da circulação e construção de significados e zonas de sentido como subsídio técnico.
Interno - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS - UNICEUMA
Presidente - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES DE MATOS - UNICEUMA