Go to accessibility
Beginning of content

O PPGDIR realiza parceria acadêmica com a UEMA para tratar do enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar no estado do Maranhão

2018-03-08 09:49:00.59

A contribuição do PPGDIR UFMA para o enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar no Maranhão terá seu ponto máximo ao longo 2018, celebrando-se uma parceria acadêmica de máxima importância com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada pelo seu Reitor, Prof. Gustavo Costa, e pelo Pró-Reitor de Planejamento da UEMA, Prof. Roberto Serra.

Juntas, as instituições realizarão publicações, qualificações técnicas, coordenações de grupos de trabalho interinstitucionais e pesquisas avaliativas, em prol de otimizar a efetividade da Lei Maria da Penha e o devido atendimento integral às vítimas da modalidade de violência em questão, incluindo-se o atendimento transdisciplinar aos seus filhos, familiares e apoio a seus agressores, em ações integradas pioneiras no país, fazendo o Maranhão o primeiro estado brasileiro a integrar a academia local ao sistema de justiça e à rede de proteção à mulher violentada domesticamente em ações orquestradas, simultâneas, monitoradas, devidamente avaliadas academicamente, antes e depois de suas realizações. As ações em tela são demandas do Governo do Estado e serão executadas junto à Secretaria da Mulher em parceria com outras secretarias, em especial com a Secretaria de Saúde.

Na Universidade Federal do Maranhão os trabalhos executados serão coordenados pela Profª. Drª. Artenira Silva, coordenadora da Linha de Pesquisa de Violência Social e Doméstica do Núcleo de pesquisa de Direito Sanitário, coordenado pela Profª. Drª. Edith Ramos, ambas membros permanentes do Programa de Pós-Graduação em Direito da Instituição em comento. Cumpre destacar que a participação dos alunos do referido programa também será de máxima importância para o sucesso das ações em rede, cujas participações possuem à frente como representantes discentes, titular e suplente respectivamente, Gabriella Barbosa e Rossana Barros.

Diminuir todas as modalidades de violência doméstica no Maranhão, no Brasil e no mundo é medida que se impõe e a academia possui papel preponderante nesta luta, a fim de que se possa vencer, com expertise acadêmica, a que é considerada a maior pandemia do século XXI.

End of content