Go to accessibility
Beginning of content

MULHERES VIVENDO SEM VIOLÊNCIA

2019-03-08 07:27:47.279

MULHERES VIVENDO SEM VIOLÊNCIA

 

Durante quatro meses em 2018, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, da Defensoria Pública Estadual, das Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, Assistência e Educação do Maranhão, das equipes maranhenses que atendem a mulher doméstica ou familiarmente violentadas, da Secretaria da Mulher e das Universidades Federal e Estadual do Maranhão, reuniram-se para debater novos caminhos que possam definir maior efetividade no que concerne a aplicação da Lei Maria da Penha no Maranhão, visando principalmente baixar os indicadores deste tipo de violência no Estado.

Em mais de 420 horas de reuniões presenciais, esses grupos de trabalho interinstitucionais, elaboraram 442 propostas com o objetivo de reforçar políticas estaduais, mobilizar a sociedade e gestores para a causa da mulher vítima de violência doméstica e/ ou intrafamiliar e por mais igualdade entre os gêneros.

O trabalho é resultado de Decreto Estadual 33893/2018 assinado no dia 8 de março de 2018, no Maranhão, um Estado que, infelizmente, registrou o maior aumento percentual no número de homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes na última década analisada: 114,9% entre 2006 e 2016, segundo o Atlas da Violência de 2018.

O objetivo desses profissionais foi justamente criar mecanismos de enfrentamento para mudar essa realidade, considerada pela ONU a maior pandemia do século XXI.
Como resultado desse trabalho serão lançados, em março, dois livros e uma série de vídeos chamada MULHERES VIVENDO SEM VIOLÊNCIA.

O livro 1, “Novos paradigmas a serem considerados “, reúne os artigos acadêmicos que embasaram teoricamente as discussões dos Grupos de Trabalho. O livro 2, “Manual de Proposituras Interinstitucionais “, apresenta as propostas elaboradas pelos Grupos de Trabalho no Maranhão e comentários de autores de vários estados brasileiros.

Já a série, que conta com vozes maranhenses conhecidas como Gisa Franco, Zeca Baleiro, Mônica Moreira Lima, Robson Junior e Adalberto Melo, será dividida em sete episódios:

EPISÓDIO 1 – PELO FIM DA VIOLÊNCIA
EPISÓDIO 2 – ATENTANDO PARA A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL
EPISÓDIO 3 – OS VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
EPISÓDIO 4 – A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO ÂMBITO DOMÉSTICO
EPISÓDIO 5 – PORNOGRAFIA DE VINGANÇA
EPISÓDIO 6 – INTERFACES ENTRE A LEI MARIA DA PENHA, O NOVO CPC, O ECA E O ESTATUTO DO IDOSO
EPISÓDIO 7 – VULNERABILIDADES ESPECÍFICAS DA MULHER DOMÉSTICA E FAMILIARMENTE VIOLENTADA

O primeiro episódio será lançado no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher

End of content