Go to accessibility
Beginning of content

CONCLUÍDO COM SUCESSO O III SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL PROCAD – AMAZÔNIA

2020-07-04 13:14:29.817

O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão – PPGDIR e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais – NUPECC realizaram, virtualmente, nos dias 02 e 03 de julho o III SEMINÁRIO PROCAD AMAZÔNIA que promoveu uma discussão online acerca do desenvolvimento e instituições do sistema de justiça na Amazônia e contou com 830 espectadores no primeiro dia, e 896 no segundo.

Na mesa de abertura do evento estavam presentes o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão – PPGDIR, Prof. Dr. Roberto Carvalho Veloso, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Mackenzie, Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPa, Prof. Dr.

Paulo Sérgio Weyl, o Coordenador Adjunto da Comissão Solidariedade e Integração Regional e Membro da Comissão APCN da Área de Direito da CAPES, Prof. Dr. Gianpaolo Poggio Smanio e o Chefe do Departamento de Direito da UEMA, Prof. Msc. Marcelo Carvalho.

O primeiro dia contou com três mesas. A primeira, presidida pelo professor doutor Paulo Weyl, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) contou com os professores doutores Lise Tupiassu (UFPA), Orlando Villas Boa Filho (Mackenzie/SP), e Eliane Moreira (UFPA) para discutir o tema “A Amazônia legal e a defesa da floresta e dos direitos indígenas”.

Para discutir o tema “A estrutura da Pós-Graduação no Brasil”, a segunda mesa contou com os professores doutores Marco Aurélio (Mackenzie) e Edith Ramos (UFMA).

Para finalizar o primeiro dia de discussões, os professores doutores Daniel Meneses (Mackenzie) e Eliana Franco (UFPA) trataram acerca dos “Desafios do ensino e da pesquisa na Amazônia legal em cenários de catástrofe global”.

No segundo dia, os trabalhos se iniciaram com o tema “Federalismo cooperativo brasileiro e a Amazônia legal em tempos de pandemia”, discutido pelo professor doutor Carlos Augusto Pires Brandão (UFPI), tendo como presidente da mesa o professor doutor Roberto Carvalho Veloso (UFMA).

Na segunda mesa presidida pelo professor doutor Paulo Roberto Ramos (UFMA), os professores doutores André Luís Silva dos Santos (Presidente da FAPEMA) e Fernando Carvalho Silva (Pró-Reitor da AGEUFMA) discutiram “Programas e projetos de pesquisa no enfrentamento da pandemia global”.

O professor doutor Francisco Siqueira Neto e o professor mestre Davi de Araújo abordaram o tema “Projetos estratégicos para desenvolvimento da Amazônia legal para a retomada econômica pós-pandemia”, em mesa presidida pela professora doutora Márcia Haydée (UFMA).

Para palestra de encerramento, o evento contou com a ilustre presença do professor doutor Natalino Salgado que discutiu acerca das “Respostas institucionais à crise do COVID-19”.

O Seminário foi uma realização do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão, e do Núcleo de Pesquisa Extensão em Ciências Criminais (NUPECC) da UFMA, composto pelos seguintes discentes: Natalie Maria de Oliveira de Almeida responsável pela condução da cerimônia; Felipe Laurêncio de Freitas Alves, Juliana Ester Martins Gomes, Juliana Gomes de Paiva, e Paulo Philip Marques Belém, Marco Adriano Ramos Fonsêca, e Marcos Vinicius Santos Monroe, responsáveis pela transmissão online e controle das redes sociais; Igor José Ferreira dos Santos, responsável pela elaboração da arte do evento; Cristian de Oliveira Gamba, Luiz Régis Bomfim Filho, Ronaldo Martins de Abreu, Tatiana Amélia Soares Pinheiro Mendes e Tereza Cristina Soares da Fonseca Carvalho, todos na equipe de apoio.

Para mais informações, siga o instagram @nupeccufma e @ppgdirufma, e se inscreva no canal do PPGDIR no youtube.

End of content