Go to accessibility
Beginning of content

ENCERRADO COM ÊXITO O I CONGRESSO VIOLÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

2020-09-30 21:46:32.29

Encerrado com êxito o I Congresso Violência e Controle Social!

O evento hoje foi precedido pelo lançamento de duas importantes obras:

A primeira delas intitulada “Direito e Desenvolvimento”, organizada pelos professores Roberto Carvalho Veloso, Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa e Daniel Francisco Nagao Menezes; e a segunda “A dinâmica do Direito do Estado no Mundo Globalizado”, uma publicação em homenagem ao Professor Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos e organizada pelo Professor Roberto Carvalho Veloso.

Em seguida foi apresentado o painel “A necessária prova de existência do dolo para o juiz condenar”, cujo presidente foi o Professor Roberto Veloso que mediou a mesa composta pelos professores Dr. Cláudio Roberto Cintra Bezerra Brandão; Prof. Me. Fernando Tadeu Marques; e Prof. Dr. Marco Aurélio Pinto Florêncio Filho.

Também foi atribuída menção honrosa aos seguintes trabalhos:

DO GRUPO DE TRABALHO: VIOLÊNCIA, GÊNERO E SEXUALIDADE COORDENADO PELO PROF. ME. THIAGO GOMES VIANA: “ONDE ESTÃO AS RAÍZES DA OPRESSÃO CONTRA A MULHER? UMA ANÁLISE DO PATRIARCADO COMO FONTE DA VIOLÊNCIA AO FEMININO”, DE AUTORIA DE DANIELLY THAYS CAMPOS E CÁSSIUS GUIMARÃES CHAI;

DO GRUPO DE TRABALHO VIOLÊNCIA, GÊNERO E SEXUALIDADE, COORDENADO PELA PROFESSORA TUANNY SOEIRO SOUSA, “MATERNIDADE E CÁRCERE SOB O CRIVO DO JUDICIÁRIO: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO HC COLETIVO Nº 43.641/SP” DE AUTORIA DA LETICIA CARDOSO FERREIRA;

DO GRUPO DE TRABALHO: VIOLÊNCIA, INTERNET E DISCURSOS DE ÓDIO “CONVENÇÃO DE BUDAPESTE: PONTOS CONTROVERTIDOS EM PROTEÇÃO DE DADOS - UMA APROXIMAÇÃO CRÍTICA DE CASE LAW”  DE AUTORIA DE  PEDRO HENRIQUE ROQUE LIMA E CÁSSIUS GUIMARÃES CHAI; DESSE MESMO GT, AO TRABALHO “LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CRIME DE ÓDIO E FAKE NEWS: O REFLEXO DA MIDIATIZAÇÃO DA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2020”, DE AUTORIA DE LUIS RICARDO OLIVEIRA FONTENELLE E MÁRCIA HAYDÈE PORTO DE CARVALHO;

DO GRUPO DE TRABALHO: VIOLÊNCIA E SELETIVIDADE PENAL COORDENADO PELO PROF THIAGO ALLISSON CARDOSO DE JESUS, “DIGNIDADE CONSTITUCIONAL DO BEM JURÍDICO E NECESSIDADE DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE COMO CRITÉRIO OBJETIVO PARA DEFINIÇÃO DO BEM JURÍDICO PENAL” DE AUTORIA DE DAVI URUÇU REGO, CLÁUDIO ALBERTO GABRIEL GUIMARÃES; DESSE MESMO GT “GEOGRAFIA DO CRIME E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL: DOS MODELOS REATIVO/REPRESSIVOS AOS MODELOS INCLUSIVO/PREVENTIVOS” DE AUTORIA DE BRUNA DANYELLE PINHEIRO DAS CHAGAS SANTOS, CLÁUDIO ALBERTO GABRIEL GUIMARÃES;

DO GRUPO DE TRABALHO: CONTROLE SOCIAL E TEMAS RELEVANTES COORDENADO PELO PROF. ANTONIO HENRIQUE GRACIANO SUXBERGER, O ENCARCERAMENTO EM MASSA E A DIALÉTICA ENTRE CADEIA E FAVELA NA FORMAÇÃO DAS FACÇÕES, AUTORIA DE LUIZ EDUARDO LOPES SILVA;

DO GRUPO DE TRABALHO CONTROLE SOCIAL E TEMAS RELEVANTES,  CRIME DE RESPONSABILIDADE PENAL DOS PREFEITOS NO MARANHÃO: aspectos do controle social formal e suas correlações com o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH nos municípios maranhenses, SANDRO ROGÉRIO JANSEN CASTRO E CLÁUDIO ALBERTO GABRIEL GUIMARÃES.

Ao final do evento, foram sorteados ainda 5 exemplares do livro "A (des)ordem do discurso em matéria de segurança pública no brasil: uma análise da formação do programa nacional de segurança pública com cidadania no contexto pós-1988", de autoria do Prof. Dr. Thiago Allisson Cardoso de Jesus.

O I Congresso Violência e Controle Social foi uma realização do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão, e do Núcleo de Pesquisa Extensão em Ciências Criminais (NUPECC) da UFMA, composto pelos seguintes discentes: Natalie Maria de Oliveira de Almeida, responsável pela condução do evento; Felipe Laurêncio de Freitas Alves, responsável pela transmissão; Juliana Ester Martins Gomes, Juliana Gomes de Paiva, Paulo Philip Marques Belém, Marco Adriano Ramos Fonsêca, e Marcos Vinicius Santos Monroe, responsáveis pelas redes sociais e organização dos grupos de trabalho; Igor José Ferreira dos Santos, responsável pela elaboração da arte do evento; e Cristian de Oliveira Gamba, Luiz Régis Bomfim Filho, Ronaldo Martins de Abreu, Tatiana Amélia Soares Pinheiro Mendes e Tereza Cristina Soares da Fonseca Carvalho,  na equipe de apoio.

Para mais informações, siga o instagram @nupeccufma e @ppgdirufma, e se inscreva no canal do PPGDIR no youtube.

End of content