Go to accessibility

DISCENTE: PEDRO HENRIQUE GUIMARÃES
DATA: 26/04/2022
LOCAL: Sede do Mestrado em Direito, na Antiga Faculdade de Direito - UFMA
TÍTULO: Conexões entre o voto de cabresto e os indicadores socioeconômicos: um nexo de causalidade entre o voto de cabresto e os indicadores socioeconômicos desfavoráveis no Estado do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Voto de cabresto. Coronelismo. Clientelismo. Alienação eleitoral. Democracia Substancial.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
SUBÁREA: Direitos Especiais
RESUMO: Pretende-se, através do projeto apresentado, realizar pesquisas em sobre possíveis liames que existam entre o instituto do “Voto de Cabresto” – elaborado por Victor Nunes Leal – e os indicadores socioeconômicos desfavoráveis que envolvem os Estados nos quais são praticados. Crê-se que, sendo o Estado do Maranhão uma ambiência de evidente e mordaz prática desse tipo de voto, seja possível estabelecer pontos determinantes que projetem as razões pelas quais o instituto do Voto de Cabresto tenha íntima relação com os indicadores socioeconômicos desfavoráveis assentados no Estado do Maranhão – indicadores apurados na última década (2012 a 2019) – e seja tal prática, na mesma senda, extremamente funesta à efetividade de uma democracia substancial e à consecução do gozo dos direitos e garantias constitucionais. A abordagem do tema será feita predominantemente a partir do método indutivo. Para mais, determinados métodos de procedimento serão utilizados, como são exemplos o monográfico e a análise de conteúdo. Ainda, será feito uso de algumas técnicas de pesquisa, mas, com efeito, serão utilizadas as técnicas de revisão bibliográfica e a técnica de pesquisa quantitativa.
Interno - 614.851.443-53 - ALEXANDRE REIS SIQUEIRA FREIRE
Interno - 433.462.603-30 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS