Go to accessibility

PREPARAÇÃO PARA O RETORNO PRESENCIAL

2022-05-07 10:49:30.351

PREPARAÇÃO PARA O RETORNO PRESENCIAL

Em virtude da pandemia da Covid-19 o Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça foi obrigado a suspender as suas atividades presenciais por mais de dois anos e meio, situação que ocasionou deterioração no prédio em que funciona, localizado no Centro Histórico de São Luís.

Superada essa fase, no mês de junho do corrente ano, logo após a deliberação do Colegiado do PPGDIR, as atividades voltarão a ser presenciais.

Para que todos se sintam bem acolhidos em um ambiente confortável, o coordenador eleito, Professor Titular Doutor Paulo Roberto Barbosa Ramos resolveu arcar com seus próprios recursos todos os espaços deteriorados do prédio.

Os danos no prédio do Mestrado em Direito foram ocasionados, em larga medida, pela ação do tempo e falta de uso do espaço, tanto mais em se tratando de espaço histórico em uma região com chuvas muito intensas e grande umidade.

O prédio do Mestrado em Direito, além de ser um dos mais belos casarões do Centro Histórico de São Luís, abriga maior acervo bibliográfico de Direito do Maranhão. Ademais, possui salas climatizadas com modernas telas de projeção.

Só para que todos tenham uma pequena ideia do recente processo de recuperação do espaço, houve necessidade de, dentre outras coisas: a) realizar a recuperação do telhado, que devido às fortes chuvas, danificou inúmeras paredes e destruiu a passadeira do corredor central e escadas; b) realizar a substituição dos papéis de parede; c) realizar a limpeza dos quadros atacados pela umidade; d) realizar a limpeza da parte externa do prédio, tomadas pelo surgimento de plantas e sujeira decorrente da umidade; e) realizar a colocação de repelente de pombos em torno do prédio e em vários níveis, para evitar o acúmulo de fezes desses animais, ocasionadoras de doenças; f) realizar a pintura da parte interna inferior do prédio; g) realizar a digitalização de todos os documentos da Secretaria; h) realizar a organização completa de todas as pendências dos alunos, com o envio de toda a documentação correta para a emissão dos diplomas, de modo a não prejudicar o Programa por conta da necessidade de preencher a Plataforma Sucupira, cujo prazo final é no dia 20 deste mês; i) Determinar o retorno do funcionamento da Biblioteca em período integral; j) determinar a instalação de moderna tela de projeção na sala da Congregação; l) Adquirir e instalar cortinas nos espaços nobres do prédio.

Ademais, móveis sem utilidade no prédio foram doados à reitoria da UFMA para a distribuição aos setores que considerar adequados e o espaço em que estavam guardados irá abrigar os primeiros cursos de Especialização (Lato Sensu) do PPGDIR.

Portanto, o trabalho é árduo e exige dedicação. Só esses pequenos serviços custaram em torno de 15.000,00 (quinze mil) reais e foram de bom grado doados pelo atual coordenador do Mestrado em Direito ao PPGDIR. Ocorre que nem todos têm o mesmo desprendimento, de modo que se torna importante a criação de uma entidade, a exemplo de universidades de países desenvolvidos, que contam com doações de ex-alunos, professores e instituições privadas para a manutenção do espaço e custear eventos acadêmicos.

Muito melhor que criar intrigas em grupos de WhatsApp, criticando A ou B, querendo impor suas ideias por ocuparem cargos no sistema de justiça, como se fossem autoridades acadêmicas ou  mesmo alunos especiais ou superiores (e não são, diga-se de passagem, uma vez que todos os alunos no PPGDIR são tratados como discentes, destacando-se dos outros apenas pela excelência dos trabalhos acadêmicos produzidos) ou mesmo fazendo discursos de caráter retórico ou ideológicos que em nada agregam, poderiam se dispor a uma reflexão e contribuir com o PPGDIR de forma correta e honesta.

O certo é que o PPGDIR tem uma direção. Pretende crescer, destacar-se cada vez mais no âmbito das pesquisas em Direito e implementar o Doutorado. Sabemos quem são aqueles que querem prejudicar esse projeto e não permitiremos isso. O PPGDIR é um patrimônio do estado do Maranhão e da Universidade Federal do Maranhão.

Todos devem seguir as regras regimentais, manter posturas éticas e contribuir para a melhoria dos índices educacionais do Maranhão.

São Luís, 07 de maio de 2022.

Professor Titular Doutor PAULO ROBERTO BARBOSA RAMOS

Coodernador do PPGDIR/UFMA