Go to accessibility

PPGDIR REALIZA EVENTO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO MESTRADO EM DIREITO

2022-05-31 07:08:33.771

PPGDIR REALIZA EVENTO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO MESTRADO EM DIREITO

O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR/UFMA) realizou na última sexta-feira, 27, no Prédio Histórico da Faculdade de Direito da UFMA, evento em comemoração aos 10 anos do Mestrado em Direito.

O evento contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Maranhão, prof. Dr. Natalino Salgado Filho, dos representantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Federal do Pará (UFPA), do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Maranhão, Dr. Kaio Saraiva, do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Desembargador Ricardo Duailibe, do Dr Gilson Ramalho, juiz do TRE-MA, e de diversas outras autoridades maranhenses, além dos professores do PPGDIR e dos alunos e egressos do Mestrado em Direito.

O Coordenador do PPGDIR, prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos, abriu a cerimônia em homenagem aos 10 anos do Mestrado em Direito. O Reitor da UFMA enalteceu o papel do PPGDIR para a sociedade maranhense com a formação de pesquisadores altamente qualificados e reforçou o apoio da reitoria na expansão do PPDGIR com o projeto do programa de doutorado em Direito.

Durante o evento o prof. Dr. Marcelo Simas proferiu palestra sobre a transição energética e a questão ambiental. Ao final, foi realizada uma sessão de autógrafos com os autores das obras publicadas durante o evento.

Obras publicadas durante o evento:

Diálogo institucional no Brasil? A relação entre os poderes da República após a operação lava jato, de autoria dos professores Paulo Roberto Barbosa Ramos e Pedro Viana;

Dinâmica e efetividade das instituições do sistema de justiça: em homenagem aos 10 anos do PPGDIR e Semiologia, política e instituições de justiça: em homenagem aos 10 anos do PPGDIR, ambas as coletâneas coordenadas pelo professor Roberto Carvalho Veloso;

O Público e o privado no direito constitucional brasileiro de autoria da professora Márcia Haydée Porto de Carvalho;

Direito & desenvolvimento na Amazônia, coletânea sob a coordenação dos professores José Siqueira Neto, Paulo Costa e Roberto Veloso;

Direito & desenvolvimento, coletânea sob a coordenação dos professores Roberto Veloso, Paulo Sérgio Costa e Daniel Menezes;

Violência Doméstica: causas, consequências e reformas, de autoria das professoras Márcia Haydée e Maicy Lima;

Introdução ao direito constitucional americano, de autoria do professor Paulo Roberto Barbosa Ramos;

A dinâmica do direito do Estado no mundo globalizado, coletânea sob a coordenação do professor Roberto Carvalho Veloso;

Passado, presente e futuro do ministério público brasileiro: livro comemorativo dos 50 anos da AMPEM, coletânea sob a coordenação dos professores Cláudio Guimarães, Márcia Haydée e Cássius Chai.

End of content