Go to accessibility
Beginning of content

Reportagem especial da TV UFMA conta história do antigo prédio da faculdade de direito do Maranhão que há uma década abriga o primeiro curso de Mestrado em Direito do estado

2022-06-24 14:49:58.766

O ano era 1918. Após unir esforços, Domingos Perdigão em conjunto com outros professores fundaram a primeira Faculdade de Direito do Maranhão, sediada no belíssimo palacete situado na Rua do Sol, 117, Centro de São Luís-MA, em frente ao Teatro Arthur Azevedo.

Em 1945, a Faculdade de Direito foi federalizada pelo interventor Paulo Ramos e no início da década de 70, com o advento da Universidade Federal do Maranhão, o curso de direito passou a funcionar no Campus do Bacanga. Nas décadas seguintes, o prédio passou a abrigar apenas órgãos administrativos da universidade.

Em 2012, após retornar dos estudos de pós-doutorado na Europa, o Professor Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos buscou reunir outros professores e juntos fundaram o primeiro curso de Mestrado em Direito do Maranhão, que passou a funcionar desde logo no edifício que é um dos mais belos casarões do Centro Histórico de São Luís.

A fachada do casarão, assim como seu interior, permanece preservada. Atualmente, o prédio histórico possui excelente infraestrutura, muito bem aproveitada para o desenvolvimento de todas as atividades por professores, alunos, pesquisadores convidados e visitantes do Brasil e do exterior.

Agradecemos à TV UFMA pela belíssima reportagem que resgata nossa história. Temos muita satisfação de ver o Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça funcionando em lugar tão simbólico para a cultura jurídica do Maranhão. Com o esforço de todos os que fazem parte dele, criaremos as condições necessárias para, em futuro breve, implantarmos o doutorado em direito.

End of content