Go to accessibility
Beginning of content

PPGDIR REALIZARÁ CICLO DE DEBATES CONSTITUCIONAIS EM HOMENAGEM AO PROF. DR. ROBERTO CARVALHO VELOSO

2022-09-16 09:33:40.994

O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR/UFMA) realizará Ciclo de Debates Constitucionais em homenagem ao Prof. Dr. Roberto Carvalho Veloso, nos dias 30 de setembro e 03, 24 e 25 de outubro, no Auditório do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da UFMA, localizado à Rua do Sol, nº 117, Centro, São Luís.

A programação do evento terá início no dia 30 de setembro, às 17h, com a realização da Sessão Solene em Homenagem ao Prof. Dr. Roberto Carvalho Veloso. No dia 03 de outubro, serão ministrados dois seminários. O primeiro com o Prof. Dr. Nelson Juliano (UFPI) sobre o tema Democracia em tempos de ceticismo, às 17h. O segundo seminário terá como tema Dois séculos de constitucionalismo: dilemas e potencialidades e será ministrado pelo Prof. Dr. Filomeno Moraes (UECE), às 19h.

Encerrando o ciclo de debates será realizado o curso Democracia na atualidade. Análise de sua evolução e hegemonia, crítica e aperfeiçoamento. O caso brasileiro ministrado pelo Prof. Dr. Rubens Beçak (USP), nos dias 24 e 25 de outubro, das 16h às 18h30.

Sobre o homenageado:

O Prof. Dr. Roberto Carvalho Veloso é Pós-Doutor em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP), Juiz Federal do Maranhão, Coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - NUGEP, Membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM, Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão e do Curso em Direito da UNIEURO, Professor orientador de dissertações de Mestrado da Universidade Autónoma de Lisboa - Portugal, Membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e Membro da Academia Maranhense de Le tras e Artes Militares.

O prof Dr. Roberto Carvalho Veloso também exerceu as funções de Presidente da AJUFE - Associação dos Juízes Federais do Brasil, de Presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região e de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR/UFMA).

É autor de vários artigos científicos. Organizou e coordenou a publicação de diversos livros, a maioria oriunda das pesquisas da pós-graduação. É autor e co-autor de capítulos de vários livros. Publicou sua tese de doutorado sob o título Crimes Tributários pela Editora Quartier Latin.

End of content