Go to accessibility
Beginning of content

PUBLICADA A OBRA "CORRUPÇÃO E VIOLÊNCIA ESTRUTURAL REFLETIDOS NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO MARANHÃO" DE AUTORIA DE SANDRO JANSEN, EGRESSO DO PPGDIR/UFMA

2023-01-26 15:24:42.947

Foi publicado pela editora CRV o livro “Corrupção e violência estrutural refletidos no índice de desenvolvimento humano do Maranhão” (DOI: 10.24824/978652514012.4), resultado da Dissertação de Mestrado do egresso do PPGDIR/UFMA, Sandro Rogerio Jansen Castro.

Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pelo PPGDIR/UFMA, Sandro Jancen é Professor da Academia Nacional de Polícia, Delegado Federal e atual Superintendente Regional da Polícia Federal (PF) no Maranhão.

A obra é resultado de uma relevante pesquisa empírica, na qual o autor aproveitou sua experiência como Delegado da Polícia Federal para desenvolver suas atividades acadêmicas desenvolvidas no âmbito do PPGDIR/UFMA.

Baseada em análise documental realizada na Polícia Federal do Maranhão no período de 2009 a 2019, a investigação levantou os crimes de corrupção praticados pelos prefeitos dos municípios do estado do Maranhão, demonstrando com os dados levantados o estado de coisas que perdura há décadas no Maranhão.

O Maranhão é o estado da federação em que os índices de corrupção são os mais elevados do Brasil, o que justifica o seu baixíssimo índice de desenvolvimento humano. O resultado da investigação é realmente estarrecedor porquanto comprova de maneira inequívoca a associação entre subdesenvolvimento e corrupção. O livro aponta que a consequência da corrupção é a pobreza, pois os recursos que deveriam ser aplicados na saúde, educação, segurança, saneamento vão para as contas privadas dos gestores

A apresentação do livro foi feita pelo Professor Titular de Direito Constitucional da UFMA, Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos, e o prefácio é do Professor Dr. Claudio Alberto Gabriel Guimarães, ambos vinculados ao PPGDIR/UFMA.

Para mais informações sobre a obra, clique no link abaixo:

End of content