Go to accessibility
Beginning of content

PPGDIR e PPGHIS da UFMA convidam a comunidade acadêmica para discutir a temática da Violência contra as Mulheres, do Machismo Institucional e do Assédio no Ambiente Universitário

2023-03-04 10:30:45.85

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 70 do século XX.

Inicialmente a data representava a luta histórica das mulheres por tratamento equitativo em relação aos homens, notadamente, a reivindicação por igualdade salarial. Atualmente, a data transcende a luta contra a desigualdade salarial e caracteriza-se pelo enfretamento ao machismo e à violência contra a mulher.

Nesse constante processo de visibilizar os diferentes desafios encarados pelas mulheres na sociedade contemporânea e para afirmar os direitos humanos das mulheres, o Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça e o Programa de Pós-Graduação em História, ambos da UFMA, uniram forças no sentido de discutir a temática da Violência, do Machismo Institucional e do Assédio no Ambiente Universitário.

A violência de gênero, que encontra apoio nas sociedades de modelo patriarcal, deixam marcas deletérias nos corpos e mentes femininas compreendendo uma grave afetação a dignidade da pessoa humana e aos direitos fundamentais. Precisamos pautar o tema da promoção, proteção e repressão ao assédio e a violência contra as mulheres no âmbito das instituições, especialmente, no ambiente universitário.

Venha dialogar conosco. Venha partilhar histórias, vivências,  pesquisas e experiências. Vamos construir uma nova história e buscar novos instrumentos que materializem os direitos humanos das mulheres.

Dia 08/03/2023 às 19h00. Transmissão pelo YouTube - Canal do PPGDIR/UFMA.

Link: https://www.youtube.com/@programadepos-graduacaoemd6107/featured

End of content