Go to accessibility
Beginning of content

Professor Doutor Paulo Velten cria Grupo de Pesquisa de Direito Privado (NEDP/CNPq/UFMA) no PPGDIR/UFMA

2024-01-17 13:21:16.855

Com grande entusiasmo e comprometimento com a excelência acadêmica, o Grupo de Pesquisa de Direito Privado foi oficialmente estabelecido na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sob a liderança do Professor Doutor Paulo Sérgio Velten Pereira. Este marco representa não apenas a consolidação de um espaço dedicado ao aprofundamento e disseminação do conhecimento em Direito Privado, mas também um avanço significativo no cenário acadêmico da UFMA.

O Professor Doutor Paulo Sérgio Velten Pereira, atualmente ocupando a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, lidera o grupo com sua vasta experiência e reconhecimento no campo do Direito Privado. Sua trajetória acadêmica e contribuições notáveis para a pesquisa e o ensino fazem dele uma figura inspiradora para aqueles que almejam o desenvolvimento intelectual no âmbito jurídico.

O Grupo de Pesquisa de Direito Privado surge como um ambiente propício para o fomento de estudos e discussões aprofundadas sobre temas que permeiam o vasto campo do Direito Privado. Sob a tutela do Professor Paulo Sérgio Velten Pereira, o grupo busca promover a interdisciplinaridade, especialmente na interseccionalidade existente entre os estudos jusprivatistas e as pesquisas relativas ao papel das Constituições e dos Direitos Fundamentais na dinâmica do Direito na contemporaneidade, estimulando a produção científica e propiciando um espaço de troca de conhecimentos entre pesquisadores, professores e estudantes interessados na área.

O grupo se enraíza na missão de contribuir para o avanço do conhecimento jurídico, propiciando um ambiente fértil para a realização de pesquisas inovadoras, sem perder de vista a relevância social do Direito Privado na contemporaneidade. A investigação constante, aliada ao compromisso ético e à busca pela justiça, norteiam as atividades desse grupo, refletindo o comprometimento da UFMA com a formação de profissionais e pesquisadores de alta qualidade.

No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA, o Grupo de Pesquisa de Direito Privado está vinculado ao núcleo de pesquisa estruturante do PPGDIR/UFMA, qual seja, o Núcleo de Estudos de Direito Constitucional (NEDC) e busca proporcionar suporte e incentivo para os estudantes e pesquisadores envolvidos. A presença do Professor Doutor Paulo Sérgio Velten Pereira como docente permanente no programa fortalece ainda mais essa parceria, garantindo uma formação acadêmica de excelência e a consolidação de uma comunidade de pesquisa sólida.

Inicialmente o grupo está integrado pelos mestrandos orientados pelo líder do grupo, Mayckerson Alexandre Franco Santos, Pedro Bergê Cutrim Filho e Clauzer Mendes Castro Pinheiro, bem como por mestres egressos do PPGDIR/UFMA.

Assim, o nascimento do Grupo de Pesquisa de Direito Privado na UFMA, sob a liderança do Professor Doutor Paulo Sérgio Velten Pereira, representa um impulso significativo para a pesquisa jurídica no Maranhão. Este é um legado que certamente deixará uma marca duradoura no desenvolvimento acadêmico e científico da universidade e da comunidade jurídica em geral.

End of content