Banca de DEFESA: ANDREA LUISA FRAZAO SILVA
2018-06-27 09:42:12.25
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA LUISA FRAZAO SILVA
DATA: 28/06/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Ateliê de tridimensionalidade, Bloco 6, CCH, UFMA
TÍTULO: AS ARTES VISUAIS AFRODESCENDENTES CONTEMPORÂNEAS: O ENSINO APRENDIZAGEM DA ARTE E A LEI Nº 10.639/2003 NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Artes visuais afrodescendentes, Lei nº 10.639/2003, propostas metodológicas, ensino da arte contemporânea, identidade.
PÁGINAS: 214
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa versa sobre Artes Visuais Afrodescendentes e a aplicação de propostas
metodológicas nos espaços educacionais da Unidade de educação Básica Padre
João Miguel Mohana e Centro de Juventude Florescer na efetivação da Lei nº
10.639/2003. Para tanto analisa-se a aplicação das propostas intituladas de
Erêzando e Orís nos espaços educacionais com discussões sobre identidade e
diferença pautadas nas obras de artistas afrodescendentes buscando entender de
que forma as Artes visuais afrodescendentes podem servir como instrumento de (re)
conhecimento e fortalecimento da identidade e auto-estima dos alunos. Levanta-se a
discussão teórica e conceitual das Artes Visuais Afro-brasileira e Arte
Afrodescendente, com apresentação de um breve percurso historiográfico da
produção de artistas afrodescendentes do modernismo (século XX) ao
contemporâneo do (século XXI) na História da Arte do Brasil. No estudo explica-se a
Lei nº 10.639/2003 e documentos norteadores em que coloca-se a implementação
da educação. Esta é uma pesquisa sobre Arte, qualitativa, de caráter exploratóriodescritiva,
estudo de caso instrumental e dados obtidos foram através da
observação e questionários. Desta forma, através das experiências de aplicação das
propostas metodológicas sobre artes visuais afrodescendentes contemporâneas foi
possível compreender quão importante é esta temática para educação e valorização
identitária e das diferenças baseada numa visão multicultural do ensinoaprendizagem
em arte, em que os alunos possam fruir, contextualizar, refletir,
produzir a partir de referências artística afrodescendente. A pesquisa reitera a
importância da arte-educação pautada na criticidade e diversidade étnico-racial
tendo como ponto primordial umas propostas metodológicas ressignificadoras
buscando a valorização do artista afrodescendente para implementação da Lei nº
10.639/2003.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Presidente - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA