Go to accessibility

DISCENTE: PEDRO ALVES FONTES NETO
DATA: 22/02/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação CCET/UFMA
TÍTULO: O USO DE GAMES EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA DINÂMICA
PALAVRAS-CHAVES: Game Educacional. Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Física. Dinâmica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Uma das dificuldades no aprendizado dos alunos em relação ao uso das tecnologias atuais que reporta sobre entretenimento, é que muitas delas tiram a atenção e foco dos conteúdos ministrados em sala de aula. Neste contexto, muitos pesquisadores buscam soluções para esse problema através da introdução de mídias eletrônicas e jogos educacionais nas escolas. Os jogos educacionais, por exemplo, se apresentam como uma eficiente ferramenta didática no ensino das disciplinas porque conseguem atrair a atenção dos alunos e os motiva a entender os conteúdos trabalhados pelo professor. Dentro da proposta de se utilizar jogos como ferramenta de aprendizagem, este trabalho versa sobre um game educacional a partir da plataforma RPG Maker MV que auxilie no processo de avaliação de conteúdo. A escolha por este motor de jogos deve-se ao fato do desenvolvedor poder criar personagens fixos com quem o herói possa ter um diálogo. A possibilidade desse diálogo ocorrer entre os personagens, abre precedente para que aconteça um jogo de perguntas com opções de respostas sobre os conteúdos de Física. Assim, os eventos e comandos da RPG Maker MV foram utilizados e adaptados à compreensão dos adolescentes em ambientes de game a fim de alcançar o objetivo central desse trabalho, que é de formar um ambiente em que os fenômenos físicos são discutidos e perguntas com opções de resposta são disponibilizadas com o intuito de avaliar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de Dinâmica repassados ao educando. Como resultado, apresenta-se neste trabalho a interfase do jogo criado, seu funcionamento, ilustrações do game com perguntas e opções de respostas, ilustrações com fenômenos físicos sendo discutidas, organização dos conteúdos em relação à dinâmica do game e sua eficácia como ferramenta de avaliação da aprendizagem.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Externo à Instituição - GILVANDENYS LEITE SALES - IFCE