Go to accessibility

DISCENTE: GLADISTON XAVIER DINIZ SILVA
DATA: 21/02/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação CCET/UFMA
TÍTULO: GRÁFICO TÁTIL: UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA ABORDAR GRÁFICOS E AJUSTE DE CURVAS NO ENSINO DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva. Gráfico tátil. Ensino de Física.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva é um dos temas mais relevantes para o ensino atual. Diante disto, as instituições de ensino precisam estar organizadas de modo a atender a legislação federal vigente, que garante o acesso de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Nesse sentido, o presente trabalho tem como foco o ensino de Física sob a ótica inclusiva para os alunos com deficiência visual. Nosso trabalho desenvolve uma metodologia que transpõe a informação visual de um gráfico em informação tátil, necessária para que pessoas com deficiência visual possam compreendê-la. O método de linearização foi aplicado, de modo que o aluno possa ajustar dados experimentais, elaborando modelos empíricos de fenômenos físicos. Aplicamos tal metodologia no terceiro ano do ensino médio da escola estadual Barbosa de Godóis, situada no bairro Monte Castelo da cidade de São Luis-MA . Nossos resultados mostram que o material adaptado, além de propiciar à alunos cegos a leitura, interpretação e confecção dos seus próprios gráficos, teve uma larga aprovação de todos- videntes e não videntes.
Presidente - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Interno - 351.393.663-04 - FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES - IFMA