Go to accessibility

DISCENTE: FRANCISCO LEONARDO LOPES DA SILVA
DATA: 13/10/2020
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: CONSTRUINDO UM BALÃO DE AR QUENTE: Uma sequência didática para o ensino dos conceitos básicos de Termologia à luz da aprendizagem significativa de Ausubel. SÃO
PALAVRAS-CHAVES: sequência, didática, balão, aprendizagem, significativa, Termologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Neste trabalho desenvolveremos uma sequência didática que relaciona os conceitos da Termologia com atividades práticas e experimentais, para tanto, usaremos uma oficina de construção de um balão de ar quente como ferramenta motivadora, ancorada à Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, onde novos conhecimentos adquiridos relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui, ou seja, a aprendizagem vai além da mera memorização, mas baseia-se na realidade do discente e busca suporte em seus conhecimentos prévios. A forma como se ensina Física no Ensino Médio nos dias atuais, ainda está fortemente ligada ao modelo instituído na educação básica ainda no período colonial, quando a ferramenta de apoio pedagógica se restringia a apenas o livro didático, quadro e pincel, o que ocasiona certo desinteresse e desmotivação por parte dos alunos, visto que, os alunos vêm apenas um conjunto de fórmulas que para eles não têm significado nenhum para o seu dia-a-dia. Nesse sentido, a justificativa da construção desse produto surgiu da necessidade de oferecer uma aplicação prática do conhecimento de Física, dessa maneira, buscar uma aprendizagem mais eficiente, maximizando a motivação dos educandos no processo de ensino e aprendizagem, bem como auxiliar os professores do segundo ano do ensino médio no desenvolvimento de conteúdo relacionado à Termologia, enriquecendo as aulas de Física.
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO