Go to accessibility

DISCENTE: ERIVALDO AROUCHE LIMA
DATA: 04/01/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: LIVRO VIRTUAL DE CIÊNCIAS: uma proposta metodológica para o estudo dos tópicos de Astronomia no 9º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental. Astronomia. Livro digital. Teoria de Ausubel
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O tema do presente estudo é Ensino da Física no Ensino Fundamental. A proposta metodológica revelada, neste tema, é o de apresentar um livro virtual de Ciências para o estudo de tópicos de astronomia no Ensino Fundamental. A justificativa para a escolha do tema repousou sobre o fato de que o ensino da Física, muitas vezes, tem-se apresentado distante das suas possibilidades educacionais. Há uma gama de elementos que poderão ser utilizados para que a prática pedagógica, nesse campo, seja mais proveitosa tanto para o aluno quanto para o professor. Consubstancia esse universo de metodologias o fato de que, em tempos de constante utilização de recursos digitais em todo e qualquer âmbito da vida social humana, falar sobre Educação sem associá-la ao uso de Tecnologias digitais significa apostar em uma técnica de construção de conhecimento que já há algum tempo não desperta tanto o interesse dos alunos. Assim, para que isso ocorra, a presente pesquisa teve por objetivo elaborar um livro digital com tópicos de Astronomia como proposta metodológica para a facilitação da aprendizagem da Física no Ensino Fundamental. Para o alcance de tal objetivo, o presente estudo apresenta, no decorrer do sem recurso epistemológico o ideal de aprendizagem defendida por Ausubel, em que trata da aprendizagem significativa. Esta teoria defende que o processo de aprendizagem ocorre de maneira não arbtrária, ou seja: o processo de conhecimento ocorre em estruturas cognitivas já existentes; e de forma substantiva, em que se aprendem não as palavras, mas a substancia do objeto estudado. A metodologia utilizada no estudo foi qualitativa, sendo utilizados os seguintes elementos: pesquisa bibliográfica e a empírica, sendo o livro digital, o produto educacional a ser apresentado.
Presidente - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA
Interno - 351.393.663-04 - FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES - IFMA