Go to accessibility

DISCENTE: EVALDO GILBERTO MOREIRA
DATA: 05/01/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA NO ENSINO DE ONDAS MECÂNICAS: UMA POSSIBILIDADE PARA APRENDER
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Sequência de Ensino Investigativa. Ondas sonora.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Uma das principais dificuldades que encontramos no Ensino Médio, com a disciplina Física, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Nesta perspectiva, decidimos verificar evidências de aprendizagem significativa em uma abordagem metodológica para o ensino de ondas sonoras, como conteúdo de Física. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa consiste na construção de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Para a fundamentação teórica a respeito do processo de investigação da aprendizagem do aluno, baseou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (2003), Carvalho (2013), Moreira (2011), Vigotsky (1984) e de outros pesquisadores da corrente construtivista. A aplicação da SEI se deu em circunstâncias diferentes, que são: após uma aula tradicional e após a utilização do experimento alternativo de ondas sonoras. O levantamento dos dados obtidos na pesquisa mostra que a metodologia proposta proporciona maior interação entre os alunos e também uma significativa melhora em suas predisposições para aprender. Desta forma, esta pesquisa com a prática foi potencialmente significativa para esses alunos, pois lhes proporcionaram o contato com teorias e práticas em tecnologias educacionais para a aprendizagem ativa de conceitos relacionados a ondas mecânicas.
Interno - 2255219 - GABRIEL ALVES MENDES
Presidente - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ