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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CRISTINE GOMES DA SILVEIRA

2020-12-18 11:12:07.795

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CRISTINE GOMES DA SILVEIRA
DATA: 06/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UMA APOSTILA SOBRE INDUÇÃO MAGNÉTICA: Proposta de UEPS como metodologia para compreensão do fenômeno, na terceira série do ensino médio, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel
PALAVRAS-CHAVES: Indução Magnética. Aprendizagem Significativa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativo.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho propõe a elaboração de uma apostila sobre o Indução Magnética como suporte para os professores do terceiro ano do Ensino Médio. Como tal, ele descreve os aspectos históricos, conceituais, matemáticos e aplicações de uma forma não explorada nos livros textos. Visando mudanças significativas no ensino da Física, a pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: é possível ensinar o conteúdo de indução magnética através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que possibilite o maior envolvimento, e consequentemente domínio do conteúdo, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio? A UEPS visa facilitar a compreensão do conteúdo e, para tanto, desenvolve uma sequência de metodologias que relaciona os conceitos do fenômeno, onde novos conhecimentos adquiridos relacionam-se com os conhecimentos prévios que o aluno possui. Os objetivos que norteiam a realização da pesquisa buscam descrever o fenômeno associando-o com o cotidiano dos alunos, bem como verificar a eficácia do método de ensino. O referencial teórico que dá suporte a utilização da UEPS são os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública estadual na cidade de São João dos Patos – Ma serão os agentes interativos do projeto, tendo como mediadora a autora pesquisadora. A UEPS conta com uma sequência de seis encontros que busca respeitar os aspectos que constitui a sequência. Os dados coletados busca associar o resultado descritivo dos estudantes indicando uma aprendizagem significativa através de relatório com consistência científica. Diante dos fatos, o projeto visa uma aprendizagem mais eficiente, motivando os educandos no processo de ensino aprendizagem, bem como auxiliar os professores no desenvolvimento do conteúdo relacionado à indução magnética.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1165301 - CARLOS ALBERTO CARNEIRO FEITOSA
Interno - 2877563 - CLENILTON COSTA DOS SANTOS
Presidente - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA

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