Go to accessibility

DISCENTE: LAYANE DO NASCIMENTO LIMA
DATA: 07/01/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: APLICATIVO DE JOGOS EDUCACIONAIS: uma proposta de ferramenta didática para o ensino de Física em eletrodinâmica
PALAVRAS-CHAVES: jogo didático, eletrodinâmica, aplicativo, aprendizagem significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O presente estudo trata do uso de um aplicativo de jogo didático denominado “Dominó da Eletrodinâmica” para o ensino de física, cobrindo uma boa parte dos conteúdos como sendo uma ferramenta que auxiliará para avaliar a aprendizagem do aluno em aulas de física, tendo em vista que o uso de jogos didáticos estão cada vez mais presentes na sociedade contemporanea, modificando o homem e o meio em que vive estimulando este a pensar, assimilar conceitos, organizar sua ideias para obter bons resultados. Deste modo, no intuito de promover um processo de ensino aprendizagem de Fisica dinâmico, engajado, integrado à realidade do educando, o projeto desenvolvido tem por objetivo investigar de que forma se pode proporcionar a integração de tecnologias no ensino de Fisica a partir do uso de um aplicativo a ser executado em dispositivos móveis, como smartphone e tablet., avaliando a aprendizagem do aluno em relação à conteúdos de física na eletrodinâmica, contribuindo no processo ensino-aprendizagem com o fornecimento do recurso para facilitar a aprendizagem e mostrando que nós docentes de física podemos produzir jogos didáticos através de aplicativo off line de modo a facilitar o processo no ensino de eletrodinâmica. Nesse sentido a justificação da proposta desse produto surgiu da dúvida se conseguirá observar a aprendizagem do aluno do 3ª ano de Ensino Médio através da aplicação de Jogo Educacional (aplicativo) no ensino de física em relação ao conteúdo de eletrodinâmica? Portanto, será proposto a confecção do aplicativo do jogo em versão aplicativo um software game usando a linguagem de programação Java sendo desenvolvido em Android, pois essa plataforma é mais utilizada para o público-alvo, propondo que poderá ser jogado off line através do computador, smartphone ou tablet tendo a opção de jogar contra robôs). O aplicativo será apresentado contém 28 peças, com conteúdo e imagens explicativas. A relevancia do estudo realizado se justifica, pois a proposta de intervenção apresentada contribuiu para estimular o Ensino de Fisica de forma contextualizada, promovendo uma aprendizagem significativa e propondo que seja um material instrucional para que o professor o use em suas aulas, para contribuir no processo de ensino-aprendizagem e demonstrar se é possível utilizar os aplicativos de jogos educacionais como ferramenta didática para o ensino de física em eletrodinâmica.
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA