Go to accessibility

DISCENTE: OSWALDO PINHEIRO RAMOS NETO
DATA: 07/01/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: CONCEITOS TERMODINÂMICOS ASSOCIADOS A ENTROPIA: APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM KAHOOT BASEADO NAS CONCEPÇÕES DE VYGOSTSKY E PIAGET
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Móveis, Aplicativos, Kahoot
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O Kahoot é um aplicativo projetado para sondagens e avaliação da aprendizagem. Introduz na sala de aula a aprendizagem baseada na gamificação. O presente estudo, de natureza bibliográfica e descritiva, pretende apresentar o aplicativo Kahoot como uma possibilidade de estimulo e engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem, analisando algumas implicações da aprendizagem com dispositivo móvel, além das vantagens do Kahoot em sala de aula, e também algumas experiências empíricas na utilização desse recurso educativo. Cada vez mais é exigida do professor a aplicação de diferentes ferramentas que beneficie a aprendizagem e engaje os alunos. Portanto, o objetivo deste estudo é apresentar a ferramenta Kahoot (uma plataforma virtual) e suas possibilidades. Para isso, utilizou-se de uma metodologia com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritiva e bibliográfica. A pesquisa constou de 10 alunos do 2º ano médio de uma escola da rede pública de São Luís – MA, aplicando-se questionários inerentes à temática. Conclui-se que a ferramenta possui potencial para ser utilizada com diferentes públicos de ensino; possui interface amigável e de fácil utilização; e apresenta potencial para tornar a experiência educativa diversificada e divertida promovendo engajamento e motivação dos alunos.
Presidente - 2255219 - GABRIEL ALVES MENDES
Interno - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA