Go to accessibility

DISCENTE: JOSE HUMBERTO SEIXAS
DATA: 06/01/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: EBOOK COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA: o ensino de unidades de medida para alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
PALAVRAS-CHAVES: unidades de medida, histórico, importância, precisão, metrologia, constantes físicas, Metrologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo apresentar a importância do estudo das unidades de medida, expondo seu contexto histórico, sua relevância política, econômica e sociocultural, além da sua evolução no decorrer do tempo, assim como das mudanças de paradigma que causou, aplicadas às trocas comerciais e ao impacto que trouxe ao cotidiano das pessoas, até se chegar ao Sistema Internacional de Unidades (SI). Ademais, busca a compreensão através de conceitos e dos estudos da Metrologia, os quais permitem resultados mais precisos e eficientes, a partir da adoção de constantes físicas ao invés de objetos materiais, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, faz um estudo com base na ligação interdisciplinar do conteúdo abordado, através do método da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, ampliando o entendimento dos alunos mediado por um ebook como ferramenta de aprendizagem em ensino de Física, para alunos do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual, como produto educacional interativo, democrático e didático.
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Presidente - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ