Go to accessibility

DISCENTE: JOSÉ RIBAMAR DE SOUSA
DATA: 08/01/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: O ENSINO DAS LEIS DA REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Uma sequência didática de ensino fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky
PALAVRAS-CHAVES: Sequência didática. Jovens e adultos. Óptica geométrica. Atividades experimentais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Neste trabalho será desenvolvido uma sequência didática que possibilitará a adoção de algumas estratégias de ensino que visam propiciar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos um contato inicial e um aprofundamento dos conceitos básicos das leis da Óptica Geométrica, mas especificamente as leis da reflexão e refração da luz. Esta sequência de ensino será fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky, o qual defende que a aprendizagem é resultante da atividade de cada pessoa e da reflexão que ela consegue fazer a partir daquilo, ou seja, cada aluno é um agente ativo nesse processo. Tal sequência foi dividida em cinco encontros, que devido à pandemia do COVID-19, se dará de forma remota, em que parte dela é baseada na experimentação e exposição dessas experiências como estratégia de ensino. Desta forma, acreditamos que, despertando a curiosidade do aluno para as aulas de física, por meio das estratégias adotadas nesta sequência didática, será possível criar as condições necessárias para que ele aprenda de forma mais prazerosa e significativa.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA