Go to accessibility

DISCENTE: FRANK HERIK VALENTE SILVA
DATA: 22/04/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ELETRODINÂMICA PARA O ENSINO MÉDIO: construção e implementação de uma UEPS
PALAVRAS-CHAVES: Teorias da aprendizagem significativa. Unidade de ensino potencialmente significativa. Experimentação. Eletrodinâmica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O desinteresse pelo estudo da disciplina Física, tem várias causas, dentre elas tem lugar de destaque o ensino deficitário. Esse, tido como tradicional e fortemente dependente do livro didático, geralmente é praticado por meio de aulas baseadas na transmissão e acúmulo de conteúdo, em que os estudantes, de forma passiva, recebem as informações e efetuam resoluções e demonstrações baseadas em fórmulas, que são determinadas pelo professor. A fim de melhorar tal cenário, propomos analisar o ensino de determinados conceitos de eletrodinâmica, como corrente elétrica, resistores, associação de resistores em série e em paralelo, potência elétrica e energia elétrica, através do uso da teoria da aprendizagem significativa a partir do desenvolvimento e aplicação de experimentos construídos com materiais alternativos de fácil aquisição para promover a integração de atividades teóricas e práticas por meio de duas sequências didáticas. Essas sequências deram suporte para o desenvolvimento de um kit experimental composto por associação de lâmpadas ligadas em paralelo e em série acionadas por interruptores simples e em paralelo com roteiros e textos básicos sobre os fundamentos teóricos de conceitos apresentados em sala de aula. O estudo foi realizado com a colaboração de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de São Luís – Maranhão. O aporte teórico deste trabalho foi fundamentado nos pressupostos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, nas orientações para elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Marco Antônio Moreira e em resultados de pesquisas sobre tipos de experimentação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo do professor, escritos produzidos pelos alunos, discussões, avaliações de conteúdo, exposição de experimentos e questionários. Considerando aspectos como a participação efetiva dos alunos ao longo de todas as etapas planejadas para o desenvolvimento da UEPS proposta e a análise dos dados obtidos através de um enfoque qualitativo, podemos concluir que o produto educacional desenvolvido poderá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, pois seus resultados obtidos demonstram claramente indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos trazendo subsídios tanto para professores quanto para alunos em relação à melhoria do Ensino de Física.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1707924 - KARLA CRISTINA SILVA SOUSA