Go to accessibility

DISCENTE: ALDO ALBERTO CÂMARA MARQUES
DATA: 23/09/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA FACILITAR O ENSINO DA DIFRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Simulador, Difração
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Durante o processo de ensino o professor sempre encontra muitas dificuldades na sua jornada, seja pelo fato do conteúdo de Física ser muito complexo e de difícil assimilação, seja pelo fato de alunos já estarem muitos desmotivados e eles já vêm com uma ideia que a Física é uma matéria não muito atrativa, abstrata e que é repassada por meio de fórmulas. Diante dessa problemática, o presente trabalho tem como objetivo mostrar que a Física tem muitas aplicações, tanto para a tecnologia ou nos fenômenos naturais e, dessa forma, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas, além disso, também mostrará que a Física está entrelaçada em diversas áreas da ciência. Nesse sentido, o foco desse trabalho é o assunto da Difração, acontecimento Físico de características ondulatórias, assunto este que, por muitas vezes, não é trabalhado nas escolas de Ensino Médio e, quando é visto, é de forma muito resumida. Por isso a importância da aplicação desta pesquisa. A ferramenta pedagógica utilizada para facilitar o desenvolvimento desse conteúdo foi por meio de um software, o qual reproduz diversas simulações de fenômenos ondulatórios. O referencial teórico utilizado para auxiliar o desenvolvimento desta pesquisa é Jerome Brunner, acerca de suas concepções da Teoria cognitivista, nela o ensino se dá de forma ativa e não passiva, o aluno tem grande participação nesse processo. A aplicação deste produto educacional foi desenvolvida na Escola da rede pública CEM ANEXO SÃO CRISTÓVÃO III/ SÃO BERNADO, com alunos do 2a ano. Devido a pandemia da Covid-19, a aplicação desta pesquisa se fez toda de forma remota, seguido as normas de distanciamento social estabelecidas pela Organização mundial de Saúde. A utilização deste software tem por finalidade tornar as aulas de Física mais atrativas, a fim de despertar mais interesse no aluno por essa matéria.
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Externo à Instituição - HÊNIO HENRIQUE ARAGÃO REGO - IFMA