Go to accessibility

DISCENTE: FRANCISCO LEONARDO LOPES DA SILVA
DATA: 24/09/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: CONSTRUINDO UM BALÃO DE AR QUENTE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE TERMOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: sequência, balões, aprendizagem, significativa, Termologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A forma como se ensina física no Ensino Médio nos dias atuais, ainda está fortemente ligada ao modelo instituído na educação básica ainda no período colonial. Onde a ferramenta de apoio pedagógica se restringia a apenas o livro didático, quadro e pincel. Isso ocasiona um certo desinteresse e desmotivação por parte dos alunos, visto que, os alunos vêm apenas um conjunto de fórmulas que para eles não têm significado nenhum para o seu cotidiano. Nesse sentido, a justificativa da construção de um produto educacional, que insere os alunos em uma oficina de construção de balões de ar quente, surgiu da necessidade de oferecer uma aplicação prática do conhecimento de Física. Dessa maneira, buscar uma aprendizagem mais eficiente, maximizando a motivação e o engajamento dos educandos no processo de ensinoaprendizagem. Bem como, auxiliar os professores do segundo ano do ensino médio no desenvolvimento de conteúdo relacionado à Termologia, enriquecendo as aulas de Física. Elaboramos uma sequência didática que engloba os conteúdos de Termologia de um bimestre. Esse trabalho possibilita o professor relacionar os conceitos de física estudados com atividades práticas e experimentais. Utilizamos a oficina de construção de balões de ar quente como uma ferramenta motivadora (organizador prévio). Sendo que que esta foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, onde novos conhecimentos adquiridos relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. De modo que a aprendizagem vai além da mera memorização, mas baseia-se na realidade do discente e busca suporte em seus conhecimentos prévios.
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Externo à Instituição - EDVAN MOREIRA - UEMA