Go to accessibility

DISCENTE: VALDECI TELES DA SILVA
DATA: 07/10/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: CONSTRUCIONISMO DE PAPERT E O ENSINO-APRENDIZAGEM DO EFEITO DOPPLER: um kit didático de robótica com a utilização de um laboratório portátil
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da informação. Robótica educacional. Ensino de física.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no ensino de Física debruça-se sobre a problemática acerca da metodologia no ensino, atacando o estereótipo de uma disciplina chata, tediosa e difícil, além de contemplar a utilização de conteúdos digitais multimídia no processo de ensino-aprendizagem bem como sua influência na mudança nas práticas do professor. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as novas modalidades de leitura e escrita potencializadas nos ambientes virtuais interativos e como esses processos podem ser sistematizados para a sala de aula. Perpassa pelas teorias do Ensino por Investigação – de John Dewey, e da Aprendizagem significativa, de David Ausubel. O objeto de estudo escolhido versa sobre ensinar o Efeito Doppler para estudantes do ensino médio através da robótica educacional a partir da análise, por meio de gráficos, da frequência Doppler emitida por uma fonte sonora senoidal a uma frequência fixa que é capturada pelo aplicativo instalado em um smartphone. Nesta proposta, todas as etapas de observação do experimento foram realizadas pelos alunos tendo o professor como intermediador. O desenvolvimento dessa proposta pedagógica nos permitiu construir uma sequência didática, que se iniciou com a aplicação de um questionário sobre ondas sonoras tendo como enfoque situações mais gerais do cotidiano que evidenciasse o Efeito Doppler. Nesse momento, nosso objetivo era ter um conhecimento prévio de como os alunos interpretavam esses fenômenos para direcionar a aplicação da sequência didática. Num segundo momento foram ministradas duas aulas sobre o Efeito Doppler e aplicado um questionário com enfoque em situações mais específicas para saber o que os alunos entenderam do conteúdo exposto. Nas aulas seguintes foi apresentado aos alunos o experimento do kit robótico no pátio da escola e feito a aplicação de um novo questionário para acompanhar a evolução da aprendizagem. Devido o momento de pandemia da covid 19, os encontros presenciais na escola foram interruptos, porém nos beneficiamos do programa “Escola em Movimento”, que é uma iniciativa apoiada e fomentada pela secretaria de educação representada pela regional de Barra do Corda, para dar continuidade em nosso planejamento na condição de que seja obedecida todas as recomendações de distanciamento social recomendadas. A sequência didática foi planejada a partir de ideais construcionista. Após todas as etapas da aplicação dessa proposta pedagógica e análise dos dispositivos utilizados para avaliar a qualidade do nosso trabalho juntamente com o aumento de rendimento dos alunos e pela satisfação demonstrada pela direção da escola através do total apoio e incentivo, observa-se que houve indícios de aprendizagem significativa.
Externo à Instituição - CLAUDIO REJANE DA SILVA DANTAS - URCA
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO