Go to accessibility

DATA: 17/11/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: CARTILHA DE ASTRONOMIA BÁSICA PARA ESTUDANTES DO EJA
PALAVRAS-CHAVES: Astronomia; Paulo Freire; cartilha; EJA.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A Astronomia é uma ciência quase tão antiga quanto a humanidade. Sua extensão e aplicação são inúmeras, pois está presente deste os registros de dias, estações do ano, fenômenos lunares e solares dentre vários outros. Contudo, apesar de sua enorme importância histórica, científica e cultural, não costuma versar no conteúdo obrigatório dos currículos da Educação Básica. Isso configura uma dos fatores responsáveis peva a aculturação acerca de temas básicos, como a forma da Terra, a sucessão das estações do ano, possibilidade de vida no nosso sistema solar dentre outros temas. Nos tempos atuais de rápida informação proporcionada por meios digitais, principalmente a internet através das diversas redes sociais, a filtragem e escolha de conteúdos formalmente científicos encontra dificuldade principalmente dentre aquelas pessoas que não são nativas digitais. Esse público, quando ainda na Educação Básica, encontra-se majoritariamente inserido na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, o objetivo deste trabalho, desenvolvido dentro de uma perpectiva freiriana, é contribuir com a alfabetização científica de educandos da EJA referente a noções básicas de Astronomia utilizando um meio não-digital: uma cartilha. Por ser um instrumento analógico, a cartilha tende a ser mais bem aceita pelo público alvo da EJA.
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA