Go to accessibility

DISCENTE: EDIRSOLANGE GONCALVES DO NASCIMENTO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: ELETRICIDADE NO CORPO HUMANO: uma sequência didática para o Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Eletricidade do Corpo Humano. Ensino de Física. Metodologias ativas. Rotação por estações.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O estudo da Física é muito importante para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos da Educação Básica, pois os coloca em contato com fenômenos que se relacionam com situações concretas. O ensino de Física ajuda a compreender a natureza e a realidade, nutrindo o gosto pela ciência. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham contato com esse conteúdo durante todo o Ensino Médio. Este trabalho de mestrado é resultado de um estudo exploratório por meio de observação de estudantes do ensino médio da escola C.E. Casemiro de Abreu e da pesquisa bibliográfica, da qual podemos citar como teóricos principais Lev Vygotsky e Paulo Freire, cuja teoria e pedagogia muito contribuíram para compreensão da temática. O trabalho também relaciona as metodologias ativas às competências e habilidades descridas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, além de apresentar um questionário e uma proposta ensino híbrido, a sala de aula invertida, aplicados em uma turma, acerca dos conceitos associados à eletricidade no corpo humano a partir da utilização de uma sequência didática.
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 351.393.663-04 - FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES