Go to accessibility

DISCENTE: ALINE CRISTINE GOMES DA SILVEIRA
DATA: 12/08/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UMA APOSTILA SOBRE INDUÇÃO MAGNÉTICA: proposta de UEPS fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa
PALAVRAS-CHAVES: Indução magnética; Aprendizagem significativa; Unidade de ensino potencialmente significativo.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho propõe a elaboração de uma apostila sobre o Indução Magnética como suporte para os professores do terceiro ano do Ensino Médio. Como tal, ele descreve os aspectos históricos, conceituais, matemáticos e aplicações de uma forma não explorada nos livros textos. Visando mudanças significativas no ensino da Física, a pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: é possível ensinar o conteúdo de indução magnética através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que possibilite o maior envolvimento, e consequentemente domínio do conteúdo, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio? A UEPS visa facilitar a compreensão do conteúdo e, para tanto, desenvolve uma sequência de metodologias que relaciona os conceitos do fenômeno, onde novos conhecimentos adquiridos relacionam-se com os conhecimentos prévios que o aluno possui. Os objetivos que norteiam a realização da pesquisa buscam descrever o fenômeno associando-o com o cotidiano dos alunos, bem como verificar a eficácia do método de ensino. O referencial teórico que dá suporte a utilização da UEPS são os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública estadual na cidade de São João dos Patos – MA serão os agentes interativos do projeto, tendo como mediadora a autora pesquisadora. A UEPS conta com uma sequência de seis encontros que busca respeitar os aspectos que constitui a sequência. Os dados coletados busca associar o resultado descritivo dos estudantes indicando uma aprendizagem significativa através de relatório com consistência científica. Diante dos fatos, o projeto visa uma aprendizagem mais eficiente, motivando os educandos no processo de ensino aprendizagem, bem como auxiliar os professores no desenvolvimento do conteúdo relacionado à indução magnética.
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Presidente - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA