Go to accessibility

DISCENTE: MARCUS ANDREY MOREIRA VIANA
DATA: 28/12/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA RELATIVIDADE FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Teoria da relatividade; Aprendizagem Significativa; Mapa conceituais; Avaliação.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Neste trabalho procuramos comentar de uma forma didática e matematicamente acessível os tópicos mais relevantes para a relatividade de Galileu e da relatividade especial. Levando sempre em conta a aprendizagem significativa de David Ausubel e com a colaboração dos mapas conceituais de Novak. Assim pode ser mostrado ao aluno como foi a transição da teoria Clássica para a teoria da Relatividade Moderna, isto é, como era observado o conceito de espaço na Teoria Clássica e como ficou na Teoria da Física Moderna, que unificou o espaço com quatro dimensões, isto é, três dimensões espaciais e um temporal. Nesse sentido, é mostrado ao aluno do Ensino Médio que podemos ancorar os conceitos já adquiridos em sistemas de referências inerciais, através das transformações de espaço e de velocidade de Galileu e que com isto, para o caso de velocidades acima de 1% da velocidade da luz, podemos inserir os conceitos de transformada de Lorentz-Fitzgerald com intuito de considerar os efeitos relativísticos nas coordenadas espaciais. Nestes casos, teremos efeitos de contração do espaço e dilatação do tempo. Paralelamente a esses efeitos, abordamos aplicações e exercícios familiares aos alunos, como viagens espaciais, movimento ou lançamento de satélites com demonstrações algébricas e geométricas simples para mostrar o fator de Lorentz-Fitzgerald e as correções de intervalo de tempo. Também propomos a utilização dos mapas conceituais na concepção de Novak não apenas para facilitar a aprendizagem, mas também como exercício de fixação de conceitos de modo a acompanhar a aprendizagem dos alunos. Os mapas conceituais nesta perspectiva um esquema gráfico ao aluno, evidenciando as conexões entre os conceitos mais significativos da Teoria Clássica da Relatividade de Galileu e a teoria associada à nova Física Moderna. Assim, o que estamos propondo é uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa capaz de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O resultado da aplicação dessa proposta numa turma de terceiro ano do Ensino Médio mostra que apesar do nível de dificuldade imposta pelo próprio conteúdo, aspectos como engajamento e avaliação evidenciam um rendimento aceitável dos alunos, o que mostra indícios de que a aprendizagem tenha sido significativa.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ