Go to accessibility

DISCENTE: CARLOS AUGUSTO FONSECA DIAS
DATA: 03/02/2023
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: PROGRAMA MODELLUS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DO LANÇAMENTO OBLÍQUO COM ATRITO DINÂMICO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Modelagem computacional. Lançamento oblíquo. Resistência do ar.Modellus.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Atualmente nos deparamos com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia, e a introdução das Tecnologias no âmbito educacional é uma realidade e a escola deve acompanhar esse desenvolvimento. Assim, destaca-se a importância do uso da tecnologia, principalmente com o uso de aplicativos e softwares, como uma ferramenta de trabalho útil e necessário para que haja uma aprendizagem significativa, e melhore a relação entre alunos e professores. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar as tecnologias educacionais para explicar conceitos físicos de lançamento oblíquo com força de atrito dinâmico, e assim, contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, além de mostrar aos alunos e professores a viabilidade do uso da simulação e modelagem computacional no ensino de Física, bem como também comparar os resultados com o método tradicional de ensino. Para verificar esta viabilidade foi elaborado um produto educacional. Este produto é um guia prático de como utilizar o software Modellus para simulação e também modelagem computacional. Foi aplicado um questionário avaliativo em ambas as turmas, teste (onde o produto educacional foi desenvolvido) e controle (onde não houve desenvolvimento do produto educacional), o questionário de satisfação foi aplicado apenas na turma teste, pois este objetivava medir a satisfação dos alunos com o uso das simulações. Após a aplicação do produto a grande maioria dos alunos, da turma teste, demonstrou compreender melhor os conceitos básicos para este tipo de movimento. Ao final foi possível observar que o uso de computadores, bem como o uso do software Modellus para simular e modelar eventos físicos, além de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, também tornam as aulas mais divertidas e dinâmicas. Dessa forma o aluno passa a ser o construtor do seu conhecimento tornando o aprendizado mais significativo.
Presidente - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Interno - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ