Go to accessibility

DISCENTE: JOSE HUMBERTO SEIXAS
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: EBOOK COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA: o ensino de unidades de medida para alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
PALAVRAS-CHAVES: unidades de medida; contexto histórico; Metrologia; constantes físicas; precisão.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância do estudo das unidades de medida, a partir da apresentação do contexto histórico, a relevância política, econômica e sociocultural, bem como a evolução do conceito dessas unidades no decorrer do tempo. A pesquisa também apresenta as mudanças de paradigmas no estudo das unidades de medida, aplicadas às trocas comerciais e ao impacto voltado ao cotidiano das pessoas, até chegar se à consolidação do Sistema Internacional de Unidades (SI). Ademais, busca se a compreensão desse objeto de pesquisa recorrendo se ora a conceitos necessários, ora a estudos da Metrologia, os quais permitem resultados mais precisos e eficientes, a partir da adoção de constantes físicas, em vez de objetos materiais, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como abordando assuntos da Física Moderna e Quântica devido às novas definições do SI. Além disso, faz se um estudo com base na ligação interdisciplinar do conteúdo abordado, por meio do método da Teoria dos Campos Conceituais, do matemático, filósofo e psicólogo francês, Gérard Vergnaud, o que contribui para a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo pesquisado. O estudo em questão é mediado pela utilização de um produto educacional, em formato de e book, como ferramenta de aprendizagem no ensino de Física para alunos do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual. Intitulado de FÍSICA DE PRECISÃO NO ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDA: um Guia para Alunos do Ensino Médio, o livro digital apresenta, de forma didática, conteúdos abrangentes sobre as unidades de medida, desde o contexto histórico até a sua importância para a Ciência, associando os tópicos selecionados ao uso de novas tecnologias, de forma dinâmica e interativa, de modo que esse produto educacional poderá ser utilizado em qualquer situação de ensino aprendizagem.
Externo à Instituição - ALINE GUERRA DYTZ - FURG
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO