Go to accessibility

DISCENTE: CAMILO LELLIS SARAIVA SILVA
DATA: 25/09/2023
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: GRANDEZAS FÍSICAS DA ELETRODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO: uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel
PALAVRAS-CHAVES: Grandezas Físicas. Eletrodinâmica. Ensino Médio. Sequência Didática. Aprendizagem Significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: As grandezas físicas fundamentais da Eletrodinâmica, tais como a corrente elétrica, a resistência elétrica, a tensão elétrica, a potência elétrica e a energia elétrica, trazem ideias relativamente simples e que muitas vezes despertam um interesse maior por parte dos alunos e professores. A realidade vivenciada em anos anteriores com a disciplina Física no 3o ano do ensino médio, no Centro de Ensino Governador Archer, nos mostrou que apenas uma abordagem tradicional desses assuntos não foi suficiente para uma melhor compreensão dos conceitos e fenômenos físicos, o que ficou constatado em várias atividades avaliativas nas quais os alunos foram submetidos. Com base nisso, este trabalho de mestrado apresenta, como produto educacional, a elaboração e aplicação de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), que é uma sequência didática de ensino fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, cuja finalidade é investigar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as grandezas físicas fundamentais da Eletrodinâmica. O trabalho, portanto, apresenta oito passos importantes da sequência didática que permitirão ao professor utilizar na sua prática pedagógica algumas ferramentas educacionais, tais como: questionário de conhecimentos prévios, mapa mental, mapa conceitual, simulador virtual e kit experimental. Espera-se que a implementação desta sequência didática possibilite mostrar evidências de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos no ensino da Eletrodinâmica.
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Presidente - 618.185.933-00 - RAISA MARYA CORREA SOUZA DINIZ