Go to accessibility

DATA: 30/11/2023
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Cartilha de Astronomia básica para estudantes da EJA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ciências; Astronomia.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O processo de ensino e de aprendizagem, no contexto do ensino de Ciências, em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi abordado neste trabalho que objetivou discutir em que medida as metodologias empregadas, junto aos estudantes, vêm sendo exitosas; objetivou-se, ainda, analisar, a partir das respostas dos participantes, a qualidade do material utilizado durante as aulas, da disciplina. Para tanto, tomou-se como metodologia a pesquisa ação, em uma perspectiva onde além de coletar os dados para resolução do problema, realizou-se uma aproximação com os participantes, estudantes da EJA, aplicando como instrumentos de pesquisa, questionários, a fim de aferir seu grau de conhecimento com o tema Astronomia. Em oito encontros foram trabalhados os assuntos inerentes ao tema, dos quais se construiu o produto Cartilha Educacional. Concluiu-se que como integrante do currículo da escola básica, a disciplina Ciências deve ser trabalhada em uma perspectiva de significação, selecionando cuidadosamente temas como a Astronomia, em consonância com uma escolha adequada de materiais didáticos que possibilitem, aos estudantes, fazer a articulação necessária entre os conteúdos trabalhados e os aspectos do cotidiano.
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Presidente - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ