Go to accessibility

DISCENTE: SONIA LUZIA NOGUEIRA DA FONSECA
DATA: 18/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: um estudo das religiões de matriz africana e afro maranhense no enfrentamento ao racismo na escola
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Interculturalidade. Lei 10.639/2003. Religião. Tambor de Mina.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente Projeto de Dissertação trata sobre EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: um estudo das religiões de matriz africana e afro maranhense no enfrentamento ao racismo na escola, especificamente sobre o tambor de mina. O estudo tem como objetivo geral investigar sobre religiões de matrizes africana e afro-brasileira, especificamente o tambor de mina, no contexto de uma educação intercultural na perspectiva de construir um Caderno de Atividades Pedagógicas para servir de suporte aos docentes da UEB Mário Andreazza. As principais fontes bibliográficas utilizadas no presente trabalho, foram: Bastide (1989, 2001), Candau (2008, 2009, 2012, 2016), Ferreti (2009), Hall (2006) e Lody (2001, 2008). O estudo está organizado nas seguintes seções, a seguir: na primeira seção, discorremos sobre a introdução, a qual descrevemos a configuração teórica e metodológica da pesquisa; na segunda seção, descrevemos sobre Educação Intercultural, que está subdividida em duas seções, a saber: Cultura, ensino e educação intercultural e A formação dos professores na perspectiva de uma educação intercultural e na efetivação da Lei n.º 10.639/2003 nas escolas; na terceira seção, tratamos sobre a História das religiões de matriz africana e afrobrasileira que foi subdividida em duas subseções, a saber: Os caminhos diaspóricos africanos e as religiões trazidas para o Brasil e O Tambor de Mina. Na quarta seção, discorremos sobre a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em duas subseções, a primeira que tratou sobre a caracterização da UEB Ministro Mário Andreazza e a outra que versou sobre metodologia da pesquisa. Na quinta seção apresentamos o Plano de Dissertação, o qual descrevemos o que desenvolvemos até o momento e o que faremos, mediante as considerações da banca de qualificação. E na última seção, a sexta, apresentamos o cronograma das atividades da pesquisa.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA