Go to accessibility

DISCENTE: ROSANGELA DOS SANTOS RODRIGUES
DATA: 15/10/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma investigação com aporte em representações semióticas
PALAVRAS-CHAVES: Práticas pedagógicas; Ensino de matemática; Registros de Representação Semiótica; Transtorno do Espectro Autista.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar propostas didáticas de práticas pedagógicas de professores referenciadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), aplicadas junto a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com dificuldades na aprendizagem de conteúdos de Matemática nos anos iniciais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), em uma escola da rede pública estadual localizada no Município de São Luís - Maranhão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O corpus foi obtido através de atividades envolvendo operações de adição com números naturais. O método de procedimento da pesquisa adotado foi o estudo de caso instrumental, tendo como participantes professoras polivalentes, licenciadas em Pedagogia e que trabalham com o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizaram-se como principais instrumentos de coleta de dados a observação sistemática, as entrevistas e fotografias. A análise, exposição e interpretação dos dados se deram por meio de quadros, gráficos e fotografias. Na busca por respostas e arcabouço teórico para sustentar essa escrita, utilizaram-se no campo do ensino e aprendizagem matemática, pesquisas de Ferronato (2002), Golbert (2002), Damm (2005), Duval (2007, 2009, 2013), Neres (2016), Medeiros (2020), assim como da construção dos conceitos sobre TEA, pesquisas de Siegel (2008), Fombonne (2009), Moreira (2012), Teixeira (2016), entre outros que compuseram a fundamentação teórica desta pesquisa. Os resultados revelaram que, em atividades com tratamento de registros numéricos, os estudantes apresentaram bom desempenho. Isso levou a conjecturar que o entendimento das situações-problema apresentadas dependem de uma série de elementos, como raciocínio matemático, domínio da leitura e interpretação dos enunciados, que devem ser considerados pelo professor que atende ao públicoalvo desta pesquisa no momento de elaboração das atividades. A pesquisa revela que a TRRS contribuiu para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, facilitando, dessa forma, a aprendizagem.
Externo à Instituição - Anna Regina Lanner de Moura - UNICEUMA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU