Go to accessibility

DISCENTE: JELIEL FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 29/04/2024
LOCAL: On-line
TÍTULO: EFEITO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NOS NÍVEIS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PAIS OU RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ansiedade. Atividade física. Depressão. Transtorno do Espectro Autista.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Identificar o efeito da prática de atividade física nos níveis de estresse cardíaco, ansiedade e depressão em pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). Material e Métodos: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza descritiva, com características qualitativas e quantitativas, tal pesquisa se dispõe a investigar os efeitos da atividade física nos níveis de ansiedade e depressão em pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com TEA, de uma ONG em São Luís - MA. Será avaliado em uma amostra de 70 pais ou responsáveis de crianças e adolescentes da faixa etária de 1 a 18 anos. Os dados serão obtidos por meio de um formulário contendo três instrumentos: O teste Beck Anxiety Products on Hand (BAI), sendo um inventário de auto relato de 21 perguntas e múltiplas escolhas sobre vários sintomas ansiosos para avaliar o nível de ansiedade em quatro categorias – ansiedade mínima, leve, moderado e grave; o teste Beck Depression Inventory (BDI), sendo um inventário de auto relato de 21 perguntas e múltiplas escolhas sobre vários sintomas depressivos para avaliar o nível de depressão quatro categorias: depressão leve, moderada, grave e severa; e pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ - versão curta) contendo 8 questões abertas, sendo duas questões sobre o tempo sentada no final de semana e durante uma semana normal e duas questões para cada um dos tipos de atividade com intensidade moderada, vigorosa e caminhada com duração de pelo menos 10 minutos para avaliar o nível de atividade física, classificando o indivíduo entre muito ativo, ativo ou irregularmente ativo. Também será avaliado a atividade elétrica do coração, por meio de um eletrocardiograma para avaliar possíveis correlações entre os estados emocionais, pratica das atividades físicas e a atividade elétrica do coração, da mesma forma será avaliado a bioimpedância para analisar a composição corporal, o volume e o estado nutricional dos pais ou responsáveis.
Interno - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Presidente - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA