Go to accessibility

DATA: 18/10/2018
LOCAL: Auditório José Ribamar Caldeira
TÍTULO: A ARTE NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino filosófico. Recurso metodológico. Responsabilidade. Tradição. Narrativa.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta dissertação visa analisar a proposta do uso da arte narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo em nível médio. Tal recurso poderá ser utilizado pelos professores na sala de aula, podendo servir como instrumento facilitador para que haja a aprendizagem dos estudantes sobre os saberes culturais que constituem a tradição humana. Observa-se que a iniciação dos jovens em um mundo comum e público exige que os educadores assumam a autoridade de posicionar-se diante dos educandos, utilizando estratégias metodológicas que venham aproximá-los dos saberes tradicionais herdados a partir dos nossos antepassados. Nesse sentido, se faz necessário indagar: é possível educar com responsabilidade os recém-chegados e inseri-los na esfera pública, utilizando-se da arte de narrar como recurso metodológico para o ensino de filosofia? A partir do questionamento apontado, temos como objetivo geral a análise da proposta do uso da narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo em nível médio, no CEIN Domingos Vieira Filho. No que se refere aos procedimentos metodológicos a serem utilizados ao longo da pesquisa realizaremos um estudo de caso, no qual haverá um estudo sobre o assunto proposto, cujos resultados proporcionarão um conhecimento da turma selecionada, levando os alunos a questionar o “por quê” da importância do contato a tradição e “como” as narrativas transmitidas contribuíram para o seu aprendizado.
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1062332 - LUIS INACIO OLIVEIRA COSTA