Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: JONATAS VIÉGAS DA SILVA DATA: 30/10/2018 HORA: 15:00 LOCAL: Sala de vídeo do Departamento de Filosofia TÍTULO: AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E AS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS PARA O PENSAR: O ENSINO DE FILOSOFIA NA UNIDADE INTEGRADA DOUTOR ALMADA LIMA FILHO PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia. Práticas sociais. Letramento. Letramento filosófico. PÁGINAS: 43 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Filosofia RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo o estudo das práticas de letramento, que se caracterizam por enfatizar a prática social da leitura e da escrita e por conceber o conhecimento como algo dialeticamente (re) construído e (re)contextualizado e sobretudo suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da disciplina filosofia no ensino fundamental séries finais. Impulsionado pelas necessidades reais dos alunos (6° e 9° anos) verificou-se a viabilidade de estabelecer relação entre filosofia e letramento, afim de associar as práticas sociais de letramento, vivenciadas no contexto dos alunos, e possibilitar o diálogo entre os conteúdos da tradição filosófica vigente, ampliando assim o universo interpretativo dos alunos. Como metodologia de pesquisa, pensou-se na estratégia etnográfica no ambiente escolar aliada ao uso eficiente da leitura e da escrita, como artefato para auxiliar na apreensão, compreensão e leitura de mundo alicerçadas pelos conceitos filosóficos legados pela tradição. Visando assim, possibilitar o diálogo entre o contexto sociocultural dos alunos, e, portanto, a resignificação dos conteúdos ministrados em sala de aula, sobretudo os de caráter filosófico. MEMBROS DA BANCA: Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA Presidente - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE Externo ao Programa - 438067 - VERALUCE DA SILVA LIMA