Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: EDIEL DOS ANJOS ARAUJO DATA: 30/10/2018 HORA: 14:30 LOCAL: Sala de vídeo do Departamento de Filosofia TÍTULO: O Ensino de Filosofia e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação: um estudo de caso sobre autonomia kantiana no colégio Universitário (COLUN) da UFMA PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia. TIC. Autonomia. Kant. PÁGINAS: 86 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Filosofia RESUMO: A presente pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do programa de Pós-Graduação nível de mestrado, da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à linha de pesquisa Filosofia e Prática de Ensino. Possui como objeto de análise: uma investigação acerca do uso das TIC como um recurso pedagógico para o ensino de Filosofia no ensino médio, a partir da categoria autonomia na perspectiva kantiana, realizada no Colégio Universitário da UFMA (COLUN). Partimos da hipótese que as TICs podem contribuir para o ensino de Filosofia e para o processo de constituição da autonomia dos discentes. Partindo da premissa que filosofar pressupõe um sujeito ativo que cria, recria e contextualiza os grandes problemas da humanidade, no âmbito desta pesquisa buscamos compreender o ato de filosofar a partir de uma ágora virtual. As TIC aliadas ao processo de ensino e aprendizagem passam a ser o nosso fio condutor, que pode ser confirmado ou refutado ao final da pesquisa. Para fundamentar nossa hipótese tomaremos como referência Bernardino (2015), Castanheira (2013), Castells (2003), Lévy (1999; 2001) e Kant (1785; 1790; 1980; 1999). MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI Interno - 1086593 - ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO Externo ao Programa - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR